domingo, 19 de novembro de 2017

Coisas de Menina ou Menino ?

 
 
 
Decidi compartilhar um fato muito interessante que aconteceu comigo em sala de aula.
Em uma das turmas que eu cubro a hora atividade da professora titular, aconteceu um fato muito legal, que nos faz refletir sobre como as crianças estão pensando, e que elas observam e muito tudo ao seu redor.
 
O aluno bem no começo da aula, percebo que estava me observando muito, me olhava e abaixava a cabeça, mas vi que queria me falar algo.
Ai eu falei:  - O ''João'' que houve?
Ele meio encabulado diz:  - Nada Prof. é que eu queria te perguntar uma coisa ...
Eu logo falei:  -Então pergunte.
Ele me olha e pergunta: - Pro, porque tu tem cabelo de menino?
Eu confesso que fiquei confusa na hora, surpresa com a pergunta dele. Mas pensei e logo respondi:    - ''João'', todo mundo pode ter cabelo curtinho, não é só menino, menina também pode ter cabelo curto.
Ele me olhou surpreso com a resposta, e disse: - Ta bom! E sorriu...
 
''João'', tem 4 anos. Esta no Pré I, e conseguiu me surpreender com essa pergunta tão simples, porém rica de curiosidade e inocência.
Achei muito interessante compartilhar aqui no blog, pois trata-se de um olhar diferente, talvez já tenha observado que a maioria dos homens tem cabelo curto e não meninas. Então surge essa ''pérola''.
Riquezas das salas de aula com crianças!


terça-feira, 14 de novembro de 2017

O sentido da Educação - Um olhar indígena sobre o tema



 
E chegou o tão esperado dia de apresentar o vídeo que produzimos.
E confesso que foi desafiador, cansativo, um trabalho que desafia mesmo, a sermos cada dia melhores e que possamos superar toda dificuldade da nossa caminhada.
 

 
 
 
Esse semestre realmente esta sendo extraordinário, sem palavras para descrever o quanto esta sendo bom.
Essa proposta de trabalho me trouxe algumas dores de cabeça, por medo de não conseguir, ate porque dependeríamos do retorno da diretora e cacique da escola, para ter acesso a aldeia. E cada conquista foi importante. Além de problemas com o grupo, que tronou-se uma dupla dinâmica, e detalhes para ter bons resultados, o desafio de apresentar a proposta. E foi muito bom!
Cada aprendizagem me faz refletir sobre a importância de desafios e etapas vencidas no decorrer do curso.
Mal consigo descrever com palavras o quanto foi bom conhecer essa cultura indígena. Foi muito importante ver, conhecer, aprender com essas pessoas. O apoio foi fundamental para que conseguíssemos.
Por fim, mais essa etapa vencida.
Parabéns as demais colegas que apresentaram lindos vídeos.
Nossa turma é 10!



sábado, 4 de novembro de 2017

Um garoto, um vídeo game, um presente, um cachorro e uma deficiência!



Este vídeo representa bem o que vemos como deficiência e aceitação. Além de ser uma animação muito bem feita, mostra a realidade, de um menino deficiente que se preserva dentro de casa, para que não se sinta excluído na rua, ou mesmo na escola.
A mãe trouxe o cachorrinho na maior naturalidade e o garoto, quando percebeu que o cachorro era diferente não deu muita atenção, porém depois de alguns minutos os dois perceberam que poderiam ser além de melhores amigos, cumplices de travessuras.
O curta mostra que a diferença esta em nossas mentes. Temos que aceitar as pessoas, mesmo com suas diferenças. Somos apesar das diferenças, iguais!  
 
 
DE UMA AJUDINHA A SI MESMO. REVEJA SEUS CONCEITOS!!
 
Após ler os textos da disciplina e assistir aos vídeos, pude perceber como temos valores invertidos, e mal percebemos que as vezes temos atitudes que podem até constranger os outros.
Devemos realmente ''VER'' o próximo com ''OUTROS OLHOS''.