sábado, 3 de outubro de 2015

O despertar da sexualidade...

 
 "As crianças sentem prazer em explorar o corpo, em serem tocadas, acariciadas. Elas experimentam a si próprias e ao entorno, vivenciam limites e possibilidades".
 
Bom eu trabalho no Berçário II, meus alunos tem em torno de 2 anos. Todos os dias passo por novas experiências, e agora após iniciar o curso de Pedagogia observo as crianças de outra forma, com outro ''olhar''. E me chama muito atenção essa fase, em que as crianças se descobrem, é muito interessante, eles se olham, se tocam, e agora estão na fase do pinico, e retiradas de fraldas. Eu já tive essa experiência antes, mas cada ano é diferente.
 
 
Esse assunto sexualidade na infância me chama muito atenção, acho muito legal essa fase em que eles se descobrem, querem saber a diferença entre eles. Mas claro que é um assunto delicado. E passamos por situações inusitadas na escola. Que nos faz pensar e analisar o assunto.
Para esclarecer melhor o assunto, e compreender começarei a leitura de um livro que uma colega me emprestou...
 
 
Logo pretendo fazer comentários sobre o livro...
 
 
 


Infância X Sociedade/Mídia





Encontrei esse vídeo, e acredito que mostra bem, o que quero relatar sobre infância X sociedade/mídia. Antigamente sim se vivia a infância, já conversamos sobre isso na aula, e eu vejo que mudou muito esse conceito de infância na sociedade. 
O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) é o conjunto de normas que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente, aplicando medidas e expedindo encaminhamentos para o juiz. É o marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Percebe-se a importância que tem o ECA, porém muitas pessoas acham que por ter um estatuto que protege a criança e o adolescente, os ampara a fazer o que querem. Hoje em dia as crianças desafiam seus pais e professores, acreditando que estão certos, de certo modo a mídia se torna culpada, pois mostram que tudo é bonito, que se faz o que bem entende. Tanto que hoje em dia pode-se dizer que não se tem infância, pois em casa as crianças não tem o hábito de brincar e sim ficar em frente a televisão, celular, vídeo game, ou seja sedentários. Infelizmente hoje se cria uma geração de preguiçosos, impacientes e ansiosos.


Foco no seu Objetivo, você é capaz!

 
 
 
Confesso que essa semana fiquei meio desmotivada, na verdade não seria bem essa a palavra, talvez: preocupada, pois quero manter todas as atividades realizadas, mas ao mesmo tempo tenho que descansar. Durante o dia, com as crianças me ''pego'' pensando na faculdade, atividades do moodle, e também manter em dia as publicações do blog, porém não é fácil. Por esses dias me senti muito cansada. Sabia que não seria fácil, mas sei que sou capaz. Na última aula o professor Credine, nos falou sobre o trabalho ''Retrato da Escola'', trabalho que me assustou um pouco, no qual é realizado um registro da escola, com fotos, relatório que fala sobre o aspecto físico e humano da mesma. Fiquei preocupada porque acredito que não terei acesso ao PPP da escola. Mas ao ouvir as colegas veteranas, me senti um pouco melhor, é sempre bom ouvir quem já passou pela experiência.
 
 
 
 
"Foco, disciplina e determinação, e todos os seus sonhos se realizarão."
 


sábado, 26 de setembro de 2015

Um Novo Olhar

 
Ontem eu e a Lisiane Negreiros fizemos um grupo de estudos, uma colega nossa que se chama Cristina, formada em Psicopedagogia, se disponibilizou a nos ajudar, sobre qualquer dúvida. Então ontem nos reunimos para estudar, foi muito bom. Na verdade foi um debate, no qual tiramos nossas dúvidas, numa conversa muito produtiva. Falamos sobre a Teria da personalidade, Mecanismos de defesa. e até mesmo casos da nossa escola, que agora depois de começarmos o curso, nos chama a atenção. Eu mesma coloquei para as meninas que agora vejo a escola com outro olhar e as crianças também. Pois posso perceber em que fase a criança passa, e porque certas atitudes que antes julgaria. O curso esta me acrescentando muitas aprendizagens, ainda mais porque estamos na lida diária.
 
 
Com essa nova experiência, que é estar em um curso de pedagogia, analisado mais sobre a área que já atuo, tenho aprendido muito, a por exemplo olhar as pessoas com outros olhos, pelo menos tento. E assim estou criando novos laços de amizade muito positivos, pelos quais sei que vou me orgulhar muito, daqui pra frente quero estar com pessoas assim, que acrescentam. Quero deixar de julgar, e me olhar com novos olhos.
 

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Freud - Id, Ego e Superego





Mesmo lendo os textos em que a professora nos passou, ainda tive dificuldades de compreender essa Teoria de Personalidade: Id, Ego e Superego, porém procurando novos instrumentos de aprendizagem, encontrei esse vídeo e achei muito interessante. O mesmo relata bem o que é cada um desses itens. Acredito que agora compreendi... Id: É o querer AGORA. Sem regras, ele quer suprir a necessidade imediata. Superego: Ao contrário do ID, ele é conduzido por regras, e valores morais, pelas quais a pessoa aprende durante a vida pela família e sociedade. Ego: É o equilíbrio entre um e outro. Faz ser quem somos. E nos deixa claro que para todo ato, existe uma consequência. 

domingo, 20 de setembro de 2015

Para reflexão : Educação Infantil X Ensino Fundamental

 
A professora Ivani nos passou três questões para que analisássemos.
 
1- Como você foi alfabetizada?
 
Bom não me lembro muito bem do processo da minha alfabetização, mas me recordo bem que minha professora chamada Fátima era muito exigente, fazíamos muitos trabalhinhos com colagem, recorte, para que aos poucos fizéssemos a ligação entre a imagem e a letra.
 
2- Como você se ''vê'' como alfabetizadora?
 
 
Atualmente trabalho com Educação Infantil, e sei que desde já, trabalho alfabetização com as crianças, pois mesmo contando uma história, mostrando as imagens do livro, para que as crianças as identifique, as mesmas já estão vivenciando experiências com o letramento. Percebe-se o quanto é importante o ''brincar'' na educação infantil, porém as crianças já podem criar vínculos com o mundo letrado. Como por exemplo dizer que letra começa o nome da criança, e claro suprir toda a sua vontade de aprender. Estamos diariamente aprendendo, a lidar com esse mundo letrado. E acredito que ainda tenho muito que aprender...
 
3- Que questões inquietam você com relação a alfabetização?
 
Bom, me preocupa o fato de as crianças irem cada vez mais cedo para a escola regular, pois me parece que não é mais importante esse momento de educação infantil, ou até que não é necessária, Uma frase que a professora Ivani nos disse na aula, me marcou muito. '' - Hoje em dia, me intriga, porque a educação infantil esta ''imitando'' o ensino fundamental, e deveria ser o contrário. '' Essa frase eu achei muito interessante, pois é a pura verdade. Não esta mais se aceitando o brincar, tanto que muitos não valorizam quem atua na educação infantil, porque tem em mente, que ali as crianças são apenas cuidadas, e passam o dia brincando. E não é bem assim, porque ali estão brincando e aprendendo. Deve-se mudar essa pensamento de que na educação infantil apenas se brinca...

Alfabetização: Emilia Ferrero


 
 
Depois da aula da professora Ivani me surgiu em mente muitas duvidas, de como se alfabetiza, tanto nas séries iniciais quanto na educação infantil. Foi muito bom, aprender mais. Então resolvi ler um pouco a respeito de Emília Ferreiro, psicóloga e pedagoga, especializou-se na área da alfabetização, trabalhando com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem.
Esse tema é muito interessante, e abrange muitos aspectos, sobre por exemplo quem trabalha com educação infantil, que de forma lúdica apresenta o mundo escrito para as crianças.
 
 
Emília Ferrero nos faz refletirmos sobre o tema alfabetizar e educar, pois o aluno deve ser oportunizado para que aprenda, e no tempo dele. Desde a educação infantil, o aluno já vivencia experiências com a linguagem escrita, porém a professora deve oportuniza-lo, para que faça suas próprias reflexões.