sábado, 31 de outubro de 2015

Complexo de Édipo





 
Nesse vídeo tentou-se explicar o complexo de édipo de uma forma engraçada, bem resumida a história, porém pode-se compreender, o porque do nome dessa teoria de Freud. O mesmo nos diz a respeito do Complexo de Édipo, no qual o filho homem cria um amor pela mãe, e vice-versa. Talvez até um ciúmes do pai ou mãe. Se cria um sentimento de posse, no qual a mãe ou pai, pertence a criança.

Escolas Modernas (1995) / Modernidade Pedagógica





Ao analisar os textos da disciplina de história, encontrei esse vídeo, que acredito que retrate bem o que diz os textos. Pois fala a respeito da escola antiga, na qual o aluno passava pela educação submissa, pois era ensinado a viver na rigidez de regras da época, a escola antiga era um espaço privado e religioso, após alguns anos que foi-se mudando essa visão de escola, passou a ter nas escolas a educação libertária, pelo qual o aluno é escutado e participante. Na escola antiga o aluno pobre era ensinado para trabalhar na classe operária. O aluno era educado para a disciplina.
 
 
O governo não investe na educação, por isso, pois quer um povo ignorante e alienado.
 
 
 
 
 

Fantástico - Transexualidade e identidade de gênero.





 
Bom já que estamos lendo muito sobre as teorias de Freud, acho esse tema muito importante, pois refere-se também sobre sexualidade. Porém trata-se da identidade de gênero. A que ponto falamos que existe essa troca de gênero, pois fala-se que a criança nasce com um sexo, porém no decorrer do seu crescimento percebe que pertence ao outro sexo, chama-se a identidade de gênero. Bom a transexualidade diz que o corpo nasce com um sexo anatômico, mas se considera pertencendo a outro sexo. Sabe-se que a sexualidade abrange muitos assuntos, eu particularmente acho muito interessante esse tema. No decorrer dessas semanas surgiram vários casos de famílias que estão com casos assim em casa, de filhos meninos que se consideram meninas e vice-versa. Acredito que esse tema ainda vai causar muita repercussão, pois a sociedade e a escola terão que aprender a tratar do assunto.

Leitura do dia

 
 




 
Através das fotos apresento os alunos ''lendo'' e interpretando histórias de livros. Foi entregue para as crianças diversos livros, e as crianças iriam observando os mesmos. É muito lindo observar eles lendo os livros. Claro que da forma deles, mas é muito lindo de ver. Acredito que dessa forma eles já estão sendo alfabetizados, pois mesmo não lendo letras, eles já leem, e interpretam do seu jeito. E cada um da sua forma.


domingo, 18 de outubro de 2015

Toda criança pode aprender


 
 
 
‘’ A criança tem o péssimo hábito de não pedir permissão para começar a aprender. ’’
Emília Ferrero
 
Emília Ferrero cita essa frase em um vídeo dela, eu particularmente achei ela muito interessante, e real, pois a criança é um ser pensante, e que está em constante aprendizagem. E realmente não pede ‘’permissão’’, para aprender.
A criança está em constante aprendizagem, por isso deve ser estimulada. A criança tem ‘’sede’’ de aprender, portanto deve ser instigado na mesma o aprender, novas possibilidades. A criança todos os dias passa por descobertas e novidades. Cabe ao adulto compreender essa vontade de aprender. E entender que realmente a criança quer sempre aprender...


sábado, 17 de outubro de 2015

Educação sexual da criança


 
 
Bom analisando o livro e fazendo o resumo do mesmo, percebe-se quão importante é esta fase da criança. Toda fase é importante, porém não se deve constranger a criança, deve-se conversar com a mesma, esclarecer suas dúvidas, e manter a conversa em tom de naturalidade. Cabe aos pais a responsabilidade de ter esse contato com os filhos. Sabe-se que é na infância que se constrói padrões de conduta. Portanto é extremamente importante e necessário, o diálogo, mesmo em relação a assuntos delicados como o mesmo.


Resumo do livro Educação sexual da criança - Edgar Orth


 
 
Resumo do livro: Educação Sexual da Criança - Edgar Orth
Este livro é destinado em primeiro lugar, aos pais. São eles os grandes responsáveis pelo desenvolvimento equilibrado de seus filhos, na qual a educação sexual faz parte. Não se trata de dar a criança essa ou aquela informação, mas adotá-la da capacidade de entender seus órgãos e suas funções. Este livro tem por objetivo chamar atenção dos pais para um assunto delicado.
Durante a infância formam-se padrões de comportamento, pelo qual a criança adquiri através do convívio familiar. A criança deve encarar o sexo como uma coisa natural, assim torna-se importante o diálogo entre os pais e filhos. Deve-se falar sobre o tema com naturalidade, de forma que a criança entenda que pode contar com a ajuda dos pais. Não se deve delegar essa função ao médico, professor ou amigos. O professor é um importante elemento nessa educação, no entanto ninguém pode substituir os pais nessa missão.
1- Órgão sexual masculino: consiste em duas glândulas ovoides, chamados testículos, acima da bolsa escrotal, possui o homem um órgão cilíndrico, chamado pênis. O conjunto pênis e bolsa escrotal formam os órgãos genitais externos.
2- Órgão genital feminino: diferente do órgão masculino, o feminino está escondido, e não é imediatamente perceptível. O mesmo se encontra dentro de um anel ósseo, formado por vários ossos que recebe o nome de pélvis óssea. Também se cobre de pelos ao começar a puberdade. A entrada da vagina, que constitui os órgãos genitais externos chama-se vulva.
3- O ato sexual: o ato sexual humano é complexo. Envolve uma parte física e outra psicológica-emocional. O ato sexual deve começar e terminar com uma aproximação afetiva.
4- Etapas da Sexualidade infantil:
Fase oral: o primeiro lugar do organismo em que se manifesta a sensação hedônica é a boca, através dela o bebê entra em contato com a mãe, o alimento. No primeiro ano de vida a criança se alimenta exclusivamente do leite materno. Quando a mãe oferece o seio ao filho, não apenas lhe da comida, mas também dá o colo, o contato com a pele, carinho e conforto.
Fase anal: Na idade de um ano a sensação hedônica localiza-se no aparelho digestivo, o ânus. O ânus é um sistema muscular, que a criança vai tomando conhecimento, assim obtém a sensação de bem-estar. A partir dos 2 anos a criança começa a controlar esse sistema O amor compreensivo deve ser usado como estimulo para que a criança passe por essa fase sem traumas.