domingo, 20 de março de 2016

Aula Magna - Nuccio Ordine



 
Na manhã do dia 10 de março de 2016, o professor, filósofo e crítico italiano Nuccio Ordine ministrou a Aula Magna de abertura do semestre letivo da UFRGS, com o tema “A utilidade dos saberes inúteis”. Doutor Honoris Causa pela Universidade, Ordine é um grande defensor do ensino e da valorização dos conhecimentos humanistas na formação dos estudantes de qualquer área.
 
Após assistir ao vídeo, analiso alguns pontos. Achei muito interessante toda a fala do professor, e gostei mais ainda pois não fala apenas da educação, mas também de modo claro sobre a política, corrupção e conhecimento.
''Investir na educação e na cultura, significa formar jovens para a justiça, solidariedade.''
''A corrupção e a evasão fiscal, pode ser combatida, com uma boa escola e universidade.''
''Gente do bem, não se deixa corromper..''
''Estamos vivendo não apenas em uma crise econômica, mas também em uma crise moral, pelo qual não é apoiado Educação, Cultura, Arte, Pesquisas cientificas... ''
Essas são algumas das palavras do professor, e muito bem colocadas por sinal. Ele falou muito bem em relação a corrupção e a falta de ''vontade'' de apoiar os jovens, para a evolução do conhecimento. Pelo que entendi ele também coloca a questão de que hoje em dia as universidades se tornaram empresas na qual o aluno deve manter-se sempre preocupado com o financiamento da mesma. Sendo o estudo a ultima preocupação. Palavras sempre ditas agora dentro de uma universidade Crédito/Débito. Essa tornou-se a verdadeira preocupação.
''Um País em que não se compreende a arte, é um País de pessoas infelizes, um povo sem riso, (escravos e robôs).''
Essa fala achei muito interessante, e na minha opinião sincera, as vezes sinto vergonha de ser brasileira, pois o ''ser brasileira'', é sinônimo de gostar de futebol, carnaval, e folia. E não é o caso de todos os brasileiros. O meu por exemplo, não é, pois não gosto de futebol, muito menos de carnaval. E realmente é o caso do Brasil, onde infelizmente a educação e saúde não são prioridades. Cabe aos nossos jovens, procurar recursos. E evoluir ''contra'' o governo.
''Com o dinheiro se pode comprar tudo, exceto o saber.''
Essa citação foi a melhor.
Na minha opinião, esse é o caminho, o saber, o conhecimento.
Vivemos em um mundo em que o governo quer ter um povo alienado. E a melhor forma de ''vencer'' o governo é ser informado, e ter o conhecimento.  Cabe a nós buscarmos nossas defesas.

Um comentário:

  1. Valorizar os saberes, proporcionar condições e apoiar iniciativas que busquem o crescimento individual e coletivo é meta de qualquer trabalhador em educação. Baseando-se no conteúdo da Aula Magna, como tu classificaria a graduação que estás cursando? Que características ela apresenta que se aproximam da reflexão do professor Noccio?

    ResponderExcluir