sexta-feira, 27 de maio de 2016

Semana Mundial do Brincar (PARTE I)

EM REVISTA NOTÍCIAS — SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR: A INFÂNCIA EM DESTAQUE...

Semana Mundial do Brincar: a infância em destaque
“A criança tem um modo particular de conhecer, sentir, expressar, agir sobre o mundo...  tem uma forma particular de vivenciar o tempo e a repetição das ações. (...) Para
conhecê-la, é fundamental aprendermos a olhar para ela, para os seus gestos, a
maneira como se movimenta, como se relaciona” (FRIEDMAN, Adriana. Brincar: o brinquedo e a brincadeira na infância.
São Paulo: Cenpec, 2009. p.15)


As crianças têm um modo próprio de se relacionar com o mundo, diferentemente do adulto, e, sendo assim, precisam de cuidados específicos e de uma educação que considere essa fase particular de desenvolvimento. É nesse sentido que nos últimos anos diversas organizações e governos têm voltado esforços para essa etapa da vida, procurando valorizá-la e criando projetos que trabalham com as especificidades que ela demanda.

Apesar de recente, a temática da infância vem ganhando espaço no Brasil nas últimas décadas. O atendimento a crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas é assegurado em lei desde 1998, com a Constituição Federal. Em 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Educação Infantil passou a ser definida como a primeira etapa da educação básica. Desde então, alguns programas e projetos de organizações da sociedade civil e do governo foram criados em defesa dos direitos da criança.

Em outras regiões do mundo, a infância também vem ganhando destaque. Vários  movimentos de valorização dos cuidados com a primeira infância estão se disseminando em diferentes países. É com esse objetivo que em 1999 foi criado, na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas, o Dia Mundial do Brincar.

Segundo Freda Kim, presidente da Associação Internacional de Brinquedoteca (International Toy Library Association — ITLA) e idealizadora da data, o brincar é de fundamental importância para o desenvolvimento das crianças e, normalmente, tende a ser o mais negligenciado de todos os direitos da infância. Para ela, a criação da data deve valorizar a infância e a essência do brincar, e não ter caráter comercial. “Talvez esteja a descrever uma atitude e não uma atividade. Um dia divertido, que estimula a interação entre adultos e crianças, promovendo o crescimento saudável de ambos”, afirma.

Para dar especial atenção ao dia, a Aliança pela Infância, uma rede mundial que atua facilitando a reflexão e a ação das pessoas que se preocupam com o cuidado e com a educação das crianças, organiza em diversas regiões do Brasil e do mundo a Semana Mundial do Brincar (SMB), que acontece sempre às vésperas do Dia Mundial, comemorado em 28 de maio.

Segundo Maria Lúcia Medeiros, coordenadora do Projeto Brincar — desenvolvido pela parceria entre a Fundação Volkswagen e o Cenpec, com algumas de suas ações desenvolvidas na Plataforma do Letramento —, “o Dia Mundial do Brincar é importante para pararmos, olharmos e pensarmos como a criança e também o adulto vêm sendo bombardeados pelo consumismo e pelo estresse. É um momento de ‘parada’ para viver a ludicidade que existe em todos: nas crianças, nos adultos e na relação entre ambos”.

Este ano, a SMB tem como tema Brincando Juntos, Todos Ganham, cujo foco é a inclusão pelo brincar. De acordo com Giovana Barbosa de Souza, gestora institucional da Aliança pela Infância, a semana reunirá crianças de idades, condições físicas e culturas diferentes, fomentando a prática do brincar de forma coletiva e para todos.


 
Plataforma do letramento
 
 


 
Na ultima semana realizamos atividades na escola em comemoração a Semana do Brincar. Foi bem divertido, tiveram muitas brincadeiras, inclusive algumas mães foram participar. Resolvi publicar também uma breve matéria da Plataforma do Letramento, que fala exatamente sobre a infância em destaque: A semana do brincar. Que fala o que já percebemos conforme nossa prática 'A criança tem um modo particular de conhecer, sentir, expressar, agir sobre o mundo...''
O ato de brincar é mágico, desafiador e criativo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário