domingo, 30 de outubro de 2016

Gaiolas ou Asas ?

 
 
 
Esta claro que todos pensamos de formas diferentes, temos ideias e objetivos. As escolas servem como um caminho para que seja construído essas ideias e princípios.  O professor é um mediador desse meio entre escola e sociedade.
Mas e a escola, deve ser uma gaiola ou escola de asas?
Acredito que para o governo é mais proveitoso se ter jovens e adultos alienados, portanto a escola é uma ótima ferramenta para se utilizar. De modo de que se transformam em gaiolas. Mas o ideal seria que as escolas fossem asas, assim o aluno cria próprias hipóteses e ideias. O aluno aprende a pensar e analisar. A escola deveria ensinar o arte do ''voo''. Cabe ao professor ''olhar'', de que forma cada aluno aprende, nem tudo deve ser ensinado do mesmo modo para todos. Sabe-se que não é uma tarefa fácil para o professor. Mas ensiná-los a voar não é impossível.
E o professor deve observar o modo que cada aluno aprende e vê.
Afinal nós educadores também estamos aprendendo a ''voar''.
 
 


sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Matemática?

 
 
 
Confesso que a matemática sempre me assustou, não me lembro de algum acontecimento especifico, e não lembro de já ter gostado da matemática em si. Talvez na época das séries iniciais, não fui muito incentivada.
Acredito que embora seja uma tarefa difícil, o professor deve sempre buscar motivar o aluno a gostar do conteúdo. A matemática pode ser uma das disciplinas mais difíceis a ser ensinada, por isso o aluno deve ser estimulado a aprender a mesma.
Tarefa difícil para o professor, porém não impossível.
 


''Olhar'' ou ''ver'' ?

 
 
 
 
Para alguns pode parecer estranho diferenciar duas palavras aparentemente iguais, porém sabe-se a diferença de ‘’ver’’ e ‘’olhar’’. Na minha opinião ver significa o ato visual, de simplesmente ver algo, ou alguma coisa, já o ‘’olhar’’, é diferente. Pois de várias formas pode-se olhar para as coisas, pessoas, acontecimentos. Acredito que em especial nós, educadores, temos com frequência esse ‘’olhar’’ diferenciado. Em momentos diferentes devemos olhar com ‘’outros olhos’’, para a vida, pois tudo é questão de aprendizagem.
 O ato de ver é simples, porém ver é grandioso, pode-se ‘’ver’’, um problema por exemplo, como mais uma ‘’pedra’’ no caminho, entretanto quem ‘’olha’’, observa os problemas como um desafio para melhorar, para ‘’crescer’’, e aprender. Afinal sempre se tem algo a mais para aprender.
‘’. As aparecias enganam...’’, nem sempre o que se está vendo é a realidade. Está aí a importância de se ‘’olhar’’, com esses olhos diferentes. As vezes só a maturidade nos ensina a ‘’olhar’’. Cabe a nós percebermos como esta nosso ‘’ver e olhar’’.


domingo, 16 de outubro de 2016

O que é ciências?

 
 
O que é ciências ?
 Ciências é a pesquisa cientifica, estudo de animais, humanas, e natureza.
 
Porque estudar ciências na escola?
É importante instigar o aluno a aprender, estudando o meio em que vive e adquirindo conhecimento.
 
 

 
 
 Neste dia juntamente com o professor José Francisco e Professora Tania, tivemos aula de Ciências. A aula foi bem interessante.
 
O professor José nos falou sobre o que é a ciências, referente ao estudo de algo especifico. Na foto o professor nos mostrou uma simples experiência, que exemplifica o quanto é importante o despertar do conhecimento.
Um saco plástico com agua. O professor furou o saco com dois lápis, porém o mesmo não rasgou, sendo assim não derramou a agua. Para alguns uma simples técnica, mas acredito que em sala de aula seja uma grande experiência., instigando assim o aprender das crianças.
Acredito que será muito interessante essa disciplina. 

Workshop de Avaliação Agosto de 2016

 
 

 
Para finalizar o semestre apresentação do workshop de avaliação agosto / 2016. Semestre de grandes possibilidades e aprendizagens. Embora a apresentação  me deixe um pouco nervosa, tento sempre fazer o melhor que posso. E me sinto muito feliz em estar nessa caminhada.
Próximo passo... 4 semestre!!


Sintese Reflexiva de aprendizagens Agosto/2016

 
 
 
 
 
Para encerrar o terceiro semestre novamente iniciamos a construção da síntese reflexiva das aprendizagens. É um momento de expectativas para que a escrita seja produtiva e a apresentação criativa. Depois de muita analise e reflexão, o trabalho começa a criar ''corpo'', e aos poucos tudo vai dando certo. Creio que  ainda tenho muito a aprender, e que com certeza a  cada semestre concluído novas aprendizagens adquiro.