Piaget preocupou-se em
saber como nasce a inteligência da criança, afirmando que a inteligência é algo
que se modifica, ou seja, gradativamente a criança vai utilizando sua inteligência,
mesmo que seja sensório-motora, para adaptar-se ao meio e chegar então num momento
em que passa da inteligência prática para uma inteligência propriamente dita quando
já consegue elaborar hipóteses e resolver situações problemas sem a necessária presença
de objetos concretos.
Piaget preocupando-se
com o desenvolvimento e após muitos estudos e pesquisas desenvolveu as teorias
de desenvolvimento cognitivo. Que são muito importantes e esclarecem muitas dúvidas
com relação a aspectos físicos, cognitivos e emocionais.
1º Período – Sensório-motor (0 a 2 anos)
Neste período,
os reflexos vão se modificando através da interação da criança com o meio,
diferenciando-se muito de um recém-nascido.
É dado início a
capacidade de representação da realidade. Sua inteligência trabalha através dos
símbolos e das ações pelos deslocamentos do seu próprio corpo, procurando adquirir controle motor e sentir os objetos físicos que a
cercam, limitando-se apenas a experiências imediatas, construindo então esquemas
de ação para assimilar o meio mentalmente.
2º Período –
Pré-operatório (2 a 7anos)
A falta de equilibrio entre os processos de assimilação e
acomodação tornam a criança egocêntrica, devido a isso ela nao consegue lidar e
respeitas idéias diferentes que as suasquando se trata de um determinado
assunto. Nesse período a criança também nao consegue seguir uma
série de raciocínios, de transformações num determinado evento. Dá-se início a
imagem mental e a linguagem, onde a criança grava a imagem das coisas e associa
com os nomes.
3º Período – Operações concretas
(7 a 11anos)
Nesse período a
criança torna-se capaz de realizar operações, ou seja, ações mentais, embora
limitadas pelo mundo real. Ela começa a lidar com conceitos abstratos como os
números e relacionamentos. O equilíbrio entre a assimilação e a acomodação torna-se
mais estável, surgindo a capacidade de se fazer análises lógicas; construindo
as operações lógicas de classificação e seriação. Começa a perceber a
conservação do volume, a massa e o comprimento.
4º Período – Operações
formais (11 ou 12anos em diante)
Neste perído a criança começa a raciocinar lógica e
sistematicamente. Esse estágio é definido pela habilidade de engajar-se no
raciocínio abstrato. As deduções lógicas podem ser feitas sem o apoio de
objetos concretos. O operatório-formal permite rabalhar com o pensamento
hipotético-dedutivo e estabelecer relações entre diferentes teorias. O
pensamento hipotético dedutivo é o mais importante, pois o ser humano passa a
criar hipóteses para tentar explicar e sanar problemas, o foco desvia-se do
"é" para o "poderia ser". A metodologia científica e os
conceitos abstratos aparecem nessa etapa do desenvolvimento.
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