domingo, 15 de outubro de 2017

Teorias do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget

 
 

Piaget preocupou-se em saber como nasce a inteligência da criança, afirmando que a inteligência é algo que se modifica, ou seja, gradativamente a criança vai utilizando sua inteligência, mesmo que seja sensório-motora, para adaptar-se ao meio e chegar então num momento em que passa da inteligência prática para uma inteligência propriamente dita quando já consegue elaborar hipóteses e resolver situações problemas sem a necessária presença de objetos concretos.


 
 

 

 
 
 

Piaget preocupando-se com o desenvolvimento e após muitos estudos e pesquisas desenvolveu as teorias de desenvolvimento cognitivo. Que são muito importantes e esclarecem muitas dúvidas com relação a aspectos físicos, cognitivos e emocionais.

 

 

1º Período – Sensório-motor (0 a 2 anos)
 
Neste período, os reflexos vão se modificando através da interação da criança com o meio, diferenciando-se muito de um recém-nascido.
É dado início a capacidade de representação da realidade. Sua inteligência trabalha através dos símbolos e das ações pelos deslocamentos do seu próprio corpo, procurando adquirir controle motor e sentir os objetos físicos que a cercam, limitando-se apenas a experiências imediatas, construindo então esquemas de ação para assimilar o meio mentalmente.

2º Período – Pré-operatório (2 a 7anos)

A falta de equilibrio entre os processos de assimilação e acomodação tornam a criança egocêntrica, devido a isso ela nao consegue lidar e respeitas idéias diferentes que as suasquando se trata de um determinado assunto. Nesse período a criança também nao consegue seguir uma série de raciocínios, de transformações num determinado evento. Dá-se início a imagem mental e a linguagem, onde a criança grava a imagem das coisas e associa com os nomes.

3º Período – Operações concretas (7 a 11anos)
 
Nesse período a criança torna-se capaz de realizar operações, ou seja, ações mentais, embora limitadas pelo mundo real. Ela começa a lidar com conceitos abstratos como os números e relacionamentos. O equilíbrio entre a assimilação e a acomodação torna-se mais estável, surgindo a capacidade de se fazer análises lógicas; construindo as operações lógicas de classificação e seriação. Começa a perceber a conservação do volume, a massa e o comprimento.
 
 
4º Período – Operações formais (11 ou 12anos em diante)

Neste perído a criança começa a raciocinar lógica e sistematicamente. Esse estágio é definido pela habilidade de engajar-se no raciocínio abstrato. As deduções lógicas podem ser feitas sem o apoio de objetos concretos. O operatório-formal permite rabalhar com o pensamento hipotético-dedutivo e estabelecer relações entre diferentes teorias. O pensamento hipotético dedutivo é o mais importante, pois o ser humano passa a criar hipóteses para tentar explicar e sanar problemas, o foco desvia-se do "é" para o "poderia ser". A metodologia científica e os conceitos abstratos aparecem nessa etapa do desenvolvimento.
 


 



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