domingo, 25 de março de 2018

A ''língua'' dos bebês



Na aula de Linguagem e Educação, tivemos a alegria de assistir alguns vídeos que representa a riqueza da linguagem. Podemos analisar que a linguagem acontece de várias formas. Esse tipo de vídeo comprova que ali existe uma linguagem ou uma forma de comunicação.
A linguagem não é apenas leitura e escrita, a aquisição da linguagem oral é de extrema importância para o desenvolvimento da criança. É por meio dessa linguagem que a criança desenvolve sua audição, fala e socialização.
Lembro-me pouco do meu processo de linguagem em desenvolvimento, mas uma recordação que é ainda muito presente em minha vida, é que quando pequena minha irmã mais velha tentou me ensinar a chama-lá de ''MANA'', porém, nunca consegui e sim chamava ela de ''NANA'', e até hoje chamo minha irmã assim. Por mais que fosse errado, incentivar a criança a falar errado, esse jeito especial de chamar minha irmã permanece até hoje.
Como atuo na educação infantil é bem interessante observar esse tipo de linguagem, este ano estou novamente em um Berçário II, com crianças de 1 a 2 anos. E o processo de linguagem é forte, pois ainda muito pequenos, observo alguns que conversam de tudo, e outros que ainda falam pouco. Mas para e analisar a linguagem e comunicação das crianças é muito interessante e engraçado, pois eles não sabem mais estão se desenvolvendo.
Acredito que o foco principal nesse assunto seria estímulo.
 
Hipóteses para o desenvolvimento da linguagem de modo geral:
- associação
- estímulo
- repetição
-correção
- Interação com o meio
- maturidade / fases do desenvolvimento
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário