Que bicho é esse ?
Em pensar que eu mesma utilizei no estágio do magistério o mimeógrafo.
Realmente com o passar dos anos, a tecnologia esta evoluindo demais, rápido demais. Mas já pensou até que ponto essa evolução nos favorece ou nos prejudica?
Computadores diminuíram, máquina de escrever se aposentaram, máquina fotográfica deu espaço aos aparelhos de celular modernos. Um pequeno objeto chamado pen drive salva milhares de documentos e arquivos.
Ao mesmo tempo em que vivemos em tempos modernos, também percebemos crianças que brincam menos, pessoas com problemas de enxaqueca e falta de visão, por estar muito tempo na frente da televisão ou celulares. Adultos alienados pela necessidade de estar conectados, e me incluo nesse quesito, pois infelizmente ou felizmente se tornou uma necessidade estarmos atualizados, e prontos para o uso das tecnologias. Porém acredito que algumas pessoas exageram, pois tem uma grande vontade de se expor de todas as formas, postando por exemplo em redes sociais, o que está comendo, o que está fazendo, cabe cada um analisar até que ponto toda essa tecnologia nos ajuda ou atrapalha.
Durante a aula com o professor, tivemos uma conversa sobre as várias tecnologias que nos cercam.
Com o passar dos anos, percebi que é importante sim as tecnologias, porém se acrescenta algo na minha vida e aprendizagem. Por exemplo, no PEAD a tecnologia é essencial, pois de várias formas aprendemos, e temos a necessidade (positiva) de lidarmos com as várias ferramentais existentes. Mesmo porque somos professores, pesquisadores e também temos a necessidade de aprender sempre mais.
Agora vamos analisar por outro ângulo:
Será que estamos convivendo com uma geração alienada ?
Nossas crianças estão cada vez mais rápidas e espertas. Hoje por exemplo muitas crianças mexem muito melhor em um celular do que alguns adultos.
Eu na sala de aula por exemplo principalmente ano passado, pois estava em turmas de crianças maiores, de 4 a 5 anos, percebi que algumas crianças ''não sabem brincar'', não como a maioria pelo menos. Alguns claro são mais tímidos, mas consegui perceber em especial aqueles que em casa nitidamente ficam apenas na frente do celular, tabletes, ou televisão.
E o principal, nós sabemos que criança tem a NECESSIDADE SIM DE BRINCAR!
Criança tem que brincar, estimular sua fantasia, desenvolvimento motor e cognitivo.
Sugiro a reflexão!
Olá, Gisele. A evolução das ferramentas funcionais, tecnológicas evoluíram quase que na "velocidade da luz", pois em questão de 20 anos mais ou menos saíamos da datilografia na velha e boa máquina de escrever para os note books, por exemplo. Porém, por si só as tecnologias fazem a "revolução" na prática escolar do professor? Os alunos, pelo simples fato de terem acesso a todas as facilidades tecnológicas, desenvolvem mais habilidades do que os alunos de 20 anos atrás ?
ResponderExcluirOlá, Simone. As tecnologias vem evoluindo mesmo, porém na vida do professor vem evoluindo devagar, pois nas escolas não temos acesso a tecnologia, para incluir no planejamento do professor a tecnologia, torna-se bem difícil, pois não temos material suficiente para todos. Os alunos dos dias atuais, estão mais atentos a vida movida pela tecnologia, mas não sei até que ponto toda essa evolução ajuda, pois a escola está se tornando menos atrativa para os alunos.
Excluir