Nos dias de hoje é lindo pensar em uma escola democrática. Onde todos tem ''voz'' e todos são escutados, porém, nem sempre na prática é bonito e funciona assim.
Existem realidades diferentes, escolas, comunidades, equipes, ideias e o mais importante Municípios diferentes. E a cada gestão muda muitas coisas, não somente na gestão do Município, mas também nas escolas.
Dentro de uma escola democrática, todos são escutados, as decisões são tomadas com o grupo todo, a comunidade é integrada dentro do ambiente escolar, e os próprios alunos tem voz dentro da escola.
Mas a realidade de nossas escolas são diferentes, dentro de uma escola sabe-se da importância da parceria entre escola / famílias, mas nem todas as decisões são tomadas juntas. Vamos analisar que para toda mudança se leva tempo, porém deveríamos passar por um período de aprendizagens e testes, pois não é tão simples fazer acontecer uma escola democrática.
Hoje por exemplo em uma reunião de professores na hora atividade por exemplo, é difícil tomar decisões em grupo, pois até temos a oportunidade de expor nossas ideias, mas cada um tem seu ponto de vista e a diretora da o ponto final, que nem sempre é o esperado.
Ai fico refletindo, até que ponto a democracia existe?
E ela vive dentro de uma escola ? De que forma?
Somos seres pensantes e críticos, mas sabemos ouvir a opinião do outro ?
Devemos ter o bom senso de ouvir todos os lados, e analisar a ideia de cada um, e pensar, até que ponto as reuniões de professores e reuniões pedagógicas são favoráveis para a escola e nossos alunos.
Tarefa difícil... desafiadora, porém valiosa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário