domingo, 9 de dezembro de 2018

Reflexão Semana 10 - Encerramento Estágio Supervisionado

 
 
 
E chegamos a mais essa etapa, reta final de um momento muito especial e desafiador.
A cada semestre novas aprendizagens e descobertas.
O EIXO 8 está sendo provocador, pois a cada tarefa cumprida e descoberta realizada, novas dúvidas surgem e me faz refletir o quanto esse momento é importante.
Me sinto muito feliz e com imenso sentimento de gratidão por todos os envolvidos, nessa reta final de estágio, foi uma etapa importante e que fez repensar minha prática.
Não somente cumpri uma tarefa do eixo 8, mas o estágio é um momento para refletir e rever conceitos e pensamentos. Avaliar meus erros e acertos e perceber a importância do meu papel na sala e aula.
Conclui o estágio dia 07/12/2018.
E agora vamos nos preparar para o RELATÓRIO DE ESTÁGIO, SÍNTESE REFLEXIVA DAS APRENDIZAGENS DO EIXO VIII, APRESENTAÇÃO ORAL, ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO EIXO 8 e seguimos para em 2019 encerrar esse momento tão importante, com o temido TCC.
 


sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Reflexão Semana 9 - Estágio

 
 

 
O estágio está quase terminando, falta apenas uma semana para encerrar esse processo. Passou rápido, porém foram muitas aprendizagens e desafios, que não irei esquecer nunca.
Nessa semana tive na escola a 2º visita dos professores orientadores do estágio, Credine e Ivany, momento especial, para ouvir sugestões, tirar dúvidas e interagir com  meus pequenos.
 
 
Meus bebês estão crescendo, e evoluindo, percebendo o mundo em que os cerca.
 O que faz eu repensar minha prática, absorvo todas as dicas e puxões de orelha dos professores e reflito sobre a próxima etapa, o tão temido TCC.
O eixo 9 foi intenso e mais desafiador do que nunca.
Felicidade transborda!
  


sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Reflexão Semana 8 - Estágio

 
 


E nessa etapa do estágio me faz refletir muito minha prática, pensar e repensar.
Analisar se estou cumprindo meu papel, de professor mediador, se estou observando meus alunos, se estou avaliando da forma certa. Por vezes me deparo com pensamentos e criticas, quanto a minha função em sala de aula.
Mas me sinto feliz por ter chegado até aqui.
Aprendendo sempre, a cada dia mais, e me surpreendo com meus alunos,  por perceber o quanto crianças tão pequenas podem nos fazer refletir tanto, repensar sobre minhas atitudes e propostas.
O estágio está sendo desafiador, e me expõe a diversos sentimentos, como angústias, ansiedade, felicidade e gratidão.
Misto de sentimentos, pois além da faculdade/estágio supervisionado, temos os compromissos previstos da escola, portfólios trimestrais, datas comemorativas, pareceres descritivos e além de tudo isso observar as crianças, o que deveria ser o fundamental, porém sinto tristeza as vezes, pois a burocracia tornou a prática cansativa, pois nos sentimos com a obrigação de registrar, pensar no depois, e não necessariamente ''perceber e viver'' o momento com a criança.
A prefeitura aderiu a um sistema que até o momento apenas o ensino fundamental usava, agora a educação infantil também utiliza, portanto mais cobranças e responsabilidades, pois todos os planejamentos, frequência e períodos de aulas devem ser registrados no sistema Suite Betha. 
Seguimos em frente na esperança de que tudo melhore...
Rumo a 9º semana de estágio!  



sábado, 17 de novembro de 2018

Reflexão Semana 7 - Estágio

 
 
E o tempo está correndo rápido demais, reta final de estágio e final de ano letivo, programações da escola, pareceres descritivos, portfólios e respirar fundo, o ano está sendo desafiador, mas tenho certeza que vamos conseguir encerrá-lo com sucesso.
 
 
Nós somos diariamente desafiadas pela correria, cobranças e responsabilidades, mas quando percebo que o ano está terminando e estamos conseguindo superar todos os obstáculos e vencendo cada etapa com sucesso me sinto muito feliz. Ninguém disse que seria fácil.
E realmente não é!
Respira fundo !
 
A 7º semana do Estágio Supervisionado foi realizada com sucesso!
Com o objetivo de possibilitar a exploração com o meio em que estão inseridos, as crianças estavam prontas para fazer suas descobertas.
Explorando o Espaço Verde com os pés descalços, brincando no pátio com bola, cuidando e descobrindo sobre os bichos.
 

 
 
A cada semana novas dúvidas e certezas.
Por exemplo:
-Será que estou fazendo meu planejamento de forma correta, possibilitando aprendizagem?
- Estou no caminho certo!
- No que devo melhorar?
- Repensando minha prática para o próximo ano!
- Mudanças, ideias e possibilidades!
 
Acredito que esteja no caminho certo, repensando minha prática, e refletindo.
O professor reflexivo deve sempre estar se auto avaliando.
E vamos rumo a 8º semana de estágio.
 
 


sábado, 10 de novembro de 2018

Reflexão Semana 6 - Estágio

 
 
Nesta semana tive a surpresa e felicidade de receber a visita dos Orientadores de Estágio, professor Crediné Menezes e professora Ivany Ávila, na minha escola, EMEI STAN em Torres.
Mistura de ansiedade e expectativas, pois estamos em um momento muito especial da nossa prática pedagógica, onde pensamos e repensamos nossa profissão e refletimos durante e ao final de cada etapa.
 
 
Os professores visitaram os espaços da escola, a sala de aula, interagiram com a crianças e conversaram conosco, me dando apoio e sugestões de como melhorar anda mais a prática.
Me sinto privilegiada por esse momento, e me faz perceber que vale a pena todo sacrifício por aprendizagens e experiências como essa.
Nesta semana o planejamento foi pensado novamente com o objetivo de proporcionar experiências de experimentações e sensações.
Através do manuseio na argila, explorando balões dentro de sacos plásticos, garrafinhas sensoriais coloridas e que fazem barulho, participando da contação de história com dedoches e tocando instrumentos musicais no espaço verde da escola;
 




 
O tempo está a mil... esta passando muito rápido e a ansiedade toma conta!
A caminho da 7º semana de estágio...
 


domingo, 4 de novembro de 2018

Reflexão Semana 5 - Estágio

 
 
O meu estágio é baseado em planejamentos lúdicos, com planos de aula que proporcionam descobertas e experiências.
O material é disponibilizado e a criança cria a possibilidade de descobrir e experimentar. Conhecendo assim sensações e percebendo o mundo em que o cerca.
Me sinto muito feliz por essa etapa do estágio e assim percebendo o desenvolvimento das crianças.
Segue alguns registros da semana.
 
ESPAÇO VERDE:
 

 
SAQUINHO SENSORIAL:


 
MANUSEIO NA GELATINA:
 

 
ESTÍMULO SENSORIAL / SENSAÇÕES COM OS PÉS:
Neste momento o material foi disponibilizado para as crianças e o João já tirou suas meias e experimentou a sensação com seus pés;
 

 
 
 
É ENCANTADOR VÊ-LOS CRESCENDO E SE DESENVOLVENDO, FAZENDO SUAS DESCOBERTAS E DEMONSTRANDO AUTONOMIA E FELICIDADE;
 
GRATIDÃO DEFINE !
 


sábado, 27 de outubro de 2018

Reflexão Semana 4 - Estágio


Acredito que nos faz bem pensar e repensar a nossa prática.
Refletir faz parte dos nossos dias, mesmo porque nossa profissão nos desafia a nos avaliar como profissionais.
Como pessoa e profissional mudei muito, hoje eu percebo a importância da nossa profissão na vida de nossos pequenos. Apesar dos desafios, angústias e reflexões, tenho em mente que escolhi a carreira certa. E na Educação Infantil se torna mais especial, pois são tão pequenos, ainda dependem tanto de nós, mas confiam e estão ali dispostos a fazer suas descobertas e ver o mundo do jeitinho deles. Com olhos de inocentes. E esse olhar que me faz refletir, me sinto angustiada, pois quero fazer o melhor para meus bebês, e penso que eu também aprendo com eles diariamente.
Eram tão bebês e agora já percebo que cresceram.
Mas apesar das dúvidas e certezas e dos desafios da profissão, me sinto feliz pela caminhada, o estágio esta me fazendo ter ''outros olhos'', pois estamos na reta final do curso.
Que ansiedade!!!
Estou pensando e proporcionando as meus pequenos momentos de descobertas e experiências. E essa semana as crianças manusearam massa cozida com corante colorido e pintaram no plástico bolha.
Experiências diferentes, porém tão especiais.
Segue alguns registros:



 

 
Sinto-me muito feliz por essa etapa!
GRATIDÃO!
 
 

domingo, 21 de outubro de 2018

Reflexão Semana 03 - Estágio


 
INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS!
 
A 3º semana do estágio foi baseada em interações e brincadeiras.
As crianças tiveram a oportunidade de interagir com crianças de outra turma, passearam aos arredores da escola (Lagoa do Violão), brincaram com balões, interagiram na caixa de areia e participaram do piquenique coletivo (lanche compartilhado).
Acredito na importância do brincar, interagir e descobrir na infância.
A criança no decorrer do seu desenvolvimento está crescendo, fazendo suas descobertas, criando suas hipóteses e imaginando. Sendo assim a imaginação tem papel fundamental na infância. A criança deve desenvolver sua imaginação e criatividade.
Estou ansiosa pelas próximas semanas do estágio...
Afinal sinto que está passando rápido.
A sentimento é de GRATIDÃO!

domingo, 14 de outubro de 2018

Reflexão Semana 02 - Estágio


 
 
2º Semana de Estágio realizada com sucesso!
Como havia dito, o meu estágio vinculou-se com algumas comemorações da escola, e a segunda semana de estágio aconteceu na Semana da Criança.
Momento desafiador, porem estávamos muito felizes. Ansiedade define esse momento. Preocupação para que tudo ocorra da melhor forma.
As crianças estavam MUITO agitadas. Durante a programação da semana da criança, ficam mais agitados do que o normal.
A brincadeira com a tinta no pátio foi a que mais me chamou a atenção. Meus pequenos se tornaram grandes artistas, com as mãos na tinta.
Fico emocionada de observar eles e perceber o quanto cresceram nesse ano que estamos juntos, estão se desenvolvendo muito, falando e participando cada vez mais.
Criança é tudo de bom!  E nos encantam com a sua inocência.
Mesmo com experiência na educação infantil, e já conhecendo minha turma, esse momento me deixa feliz e muito ansiosa.
Com grandes expectativas para as próximas semanas.


sábado, 6 de outubro de 2018

Reflexão Semana 01 - Estágio



SEMANA 01:
    Na semana de 01/10 a 05/10 iniciamos a semana 01 do estágio supervisionado.
    E em muitos momentos eu me perguntei, porque estava tão nervosa, pois estava na minha escola, com meus alunos, dentro de um contexto que já conhecia, porém o nervosismo e ansiedade fazem parte dessa etapa. Estamos iniciando uma nova etapa de formação, o Eixo VIII, me assusta, me desafia e me alegra.
    A caminhada até aqui nos proporcionou momentos de reflexão perante nossa prática em sala de aula, assim como pessoas e estudantes.
    Como professora cumprimos papel fundamental na sociedade, fazendo parte do desenvolvimento das crianças e mediando suas aprendizagens.
    Como previsto no cronograma, o estágio ocorrerá conforme Projeto de Estágio e juntamente com atividades já estabelecidas na escola, como: Feira do Livro, Semana da Criança e Festa da Família.
    O planejamento será feito e junto com o estágio acontecerá atividades coletivas na escola.
    A SEMANA 01 foi encantadora, pois iniciando o 3º trimestre, e conforme os dias estão passando, consigo perceber o quanto as crianças estão se desenvolvendo, estão se comunicando mais, e muito participativas.
    O planejamento da semana foi baseado nas sensações, exploração e interação. As crianças brincaram muito, participaram do preparo da massinha de modelar caseira, tocaram instrumento musicais, brincaram com bolinhas de sabão, circuito motor e comeram em um especial buffet de frutas.
    Nem tudo ocorre como planejado, a semana foi muito chuvosa, portanto algumas atividades foram alteradas, como o circuito motor, que foi feito na sala. Acredito que a semana tenha sido bem significativa para as crianças, pensando sempre na interação e participação das crianças.
    Estou com grandes expectativas para as próximas semanas...
   Gratidão define! 


terça-feira, 2 de outubro de 2018

Iniciando Estágio 01/10


 
Pensando na Educação Infantil como um processo fundamental no desenvolvimento da criança, me sinto feliz por estar iniciando essa etapa.
O professor sendo mediador do conhecimento, dando ao aluno espaço para fazer suas descobertas e criar possibilidades de aprendizagem.
No dia 01/10/2018, segunda-feira, iniciei o meu estágio supervisionado.
Com grande ansiedade, expectativas e felicidade.
Não pensei que chegaria tão rápido esse momento.
Já se passaram 3 anos e aqui estamos nós, iniciando uma etapa tão valiosa da nossa aprendizagem.
Momento para repensar a prática como pessoa e profissional.
O primeiro dia do estágio foi especial, pois estamos em uma caminhada longa com as crianças, desde  o inicio do ano, iniciando agora o 3º trimestre e o Estágio.
Estou com grandes expectativas e ideias.
A escola está me apoiando e dando suporte para que tudo ocorra da melhor forma.
Logo postarei a reflexão sobre a Semana 01.
 
 


domingo, 16 de setembro de 2018

EIXO VIII - ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 
 
 
Estamos iniciando o Eixo VIII, o Estágio Supervisionado e com ele muita ansiedade.
No dia 04/09/2018 tivemos a aula presencial para conversarmos com nosso Orientador do Estágio, e eu tive o privilégio de saber que vou ser orientada pelo Professor Credine.
O professor esclareceu dúvidas das orientandas e nos passou informações valiosas para a nossa organização durante o estágio.
 
 
Estou muito feliz por estar neste curso e principalmente por ter a certeza de que me tornei uma pessoa e profissional muito melhor depois de iniciar a faculdade. Hoje sinto que estou na profissão certa, mesmo com tantos desafios, vejo o quanto é importante sempre buscar ser melhor, aprender cada vez mais.
 
O meu estágio será realizado na turma Berçário II B, na EMEI STAN, no Município de Torres, com crianças de 1 a 2 anos de idade.
 
Quero realizar meu estágio baseado na relação entre ESCOLA / ALUNO / FAMÍLIA / PROFESSOR.
Onde todos dialogam e se constrói uma relação de confiança.
 
Aqui será a ferramenta para registrar o período do estágio.
 
 


        


7º Semestre encerrado com Sucesso!

 
 
 
E foi encerrado o 7º semestre!
Ansiedade toma conta nesse etapa, pois estamos a caminho do estágio.
O Eixo VII, foi desafiador como todos os outros, e rico de aprendizagens e reflexões.
Ressalto a importância de conhecer o aluno, sua história de vida, bagagens e ansiedades.
A relação professor-aluno e família-escola é essencial para a construção da aprendizagem.
Agora vamos nos preparar para o novo Eixo, sinto-me feliz, realizada, ansiosa e assustada.
Por mais que já tenhamos experiência na sala de aula, esse é um momento tão esperado, que não tem como não controlar o nervosismo.
Vamos então para o EIXO VIII...
 

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Desafios e próximos passos...

 
Podemos apontar fatores importantes para uma aula atrativa e interessante para o aluno, que desperte o aprender e indique caminhos para novos conhecimentos e aprendizagens.
Arquiteturas pedagógicas:
- Conhecimento prévio do aluno: dúvidas e certezas
- Interesse do aluno
- Sequência de atividades
- Pesquisa
- Objetivos
- Planejamento
- Envolvimento do aluno
- Aprendizagens
- Avaliação
 
 
Esses são alguns dos apontamentos que percebo dentro de uma escola. Dúvidas que surgem com frequência, que nos apontam como esta nosso planejamento, se esta dando resultados e como nosso aluno esta aprendendo.
Planejar uma aula requer muito cuidado e a busca por novas ideias, pois deve-se conhecer a turma e suas necessidades, verificar do que a turma precisa e assim adaptar as atividades dentro do projeto escolar.
Estamos finalizando mais uma etapa importante do PEAD, e caminhando em direção ao estágio supervisionado. Um momento esperado, porém desafiador, que nos remete a nossa prática, compromissos e responsabilidades perante nossos alunos.


sábado, 23 de junho de 2018

Motivação !

Dia 12/06 tive a felicidade de participar de uma formação incrível. Fiquei surpresa com a proposta.
 

 
No primeiro momento nos foi apresentado uma peça de teatro do ''Grupo Cirandela'' de Criciúma/SC.
A peça nos proporcionou momentos de alegria, e reflexão, pois nos remeteu ao tempo.
''Qual é o tempo de uma criança?''
''Qual é o tempo de um adulto?''
Nos fez refletir, sobre nossos compromissos, correria do dia, objetivos, e a simples forma de ver de uma criança.
Criança enxerga tudo de forma simples, ela brinca e ''vive'' cada momento do brincar.
 Nos remete a pensar, que tempo não é só do relógio, tempo faz parte de cada detalhe, cada minuto é importante e tudo é momento de aprendizagem. Tudo tem um significado.
Após a peça, tivemos uma espetacular palestra das Alejandra Dubovik e Alejandra Cippitelli, educadoras da Argentina.
A fala das duas palestrantes foi maravilhosa, nos mostrando que é possível criar um novo significado de brincar e brinquedo. Tudo pode ser modificado e criado, junto com as crianças.
Tornou-se visível a importância do manuseio de materias da Vida Prática.
A curiosidade faz parte da infância e a descoberta e desafios devem fazer parte do cotidiano das crianças. As crianças devem ter liberdade de criar e recriar todo e qualquer material.
Sai da palestra com ideias e motivada para novos desafios.
Me surpreendeu em cada detalhe.
 

Materias da Vida Prática / Estímulo-Exploração-Desenvolvimento

 
Este ano estou tendo uma experiência incrível. Fui desafiada a assumir um Berçário II, tive muitos receios e dúvidas, mas também tive muito apoio da equipe diretiva da escola.
Após um trimestre, estou muito realizada, com muitas ideias e satisfeita com as conquistas, estamos percebendo o desenvolvimento de cada criança e planejando novas propostas.







 
Acredito que a palavra chave do planejamento de um berçário seja estímulo.
E com a ajuda da supervisora da escola, tive muitas ideias. Já no primeiro trimestre após o momento complicado da adaptação, aplicamos propostas diversas como:
- Manuseio na farinha de trigo
- Manuseio em folhas secas
- Manuseio em folhas de chás (cheiro)
- Manuseio na terra (areia)
- Manuseio em água morna (com bolinhas boiando)
A proposta é que as crianças sejam oportunizadas a manusear materiais da Vida Prática, como folhas e terra. Materiais que fazem parte da realidade, porém que poucos tem a oportunidade de manusear e brincar com os mesmos.
A descoberta e curiosidade fazem parte do desenvolvimento dos pequenos, por isso são tão importantes momentos como esses. O manuseio torna possível perceber texturas, temperatura.
Trabalhamos dentro de projetos e necessidades especificas de cada turma.
A experiência esta sendo maravilhosa. Uma nova aprendizagem a cada dia.

ENTREVISTA ENIVALDO DE SOUZA / Possível aluno da EJA




Para enriquecer as aprendizagens desse semestre na interdisciplina da EJA, resolvi entrevistar meu sobrinho, que parou de estudar aos 15 anos. Por motivos de mudanças da vida, e tomada de decisões ele teve que optar por trabalhar e largar os estudos. Assumiu compromissos e responsabilidades muito novo, e também por já estar cansado da rotina da escola, decidiu parar.
Com as aulas e estudos na EJA, percebi o quanto a MODALIDADE EJA, é sensível.
E deveria ser vista com ''outros olhos''. Porém para alguns, não faz sentido instruir pessoas já com mais idade, ou que já fazem ''seu papel'' na sociedade, apenas para o bem do governo.
Eu particularmente tento incentivar meu sobrinho a voltar a estudar, e vejo que com mais maturidade ele vai mudar a ideia de que não vai fazer falta, pois o conhecimento ninguém nos tira.
Maturidade, conhecimento e determinação são fundamentais para que tenhamos sucesso.
Depois de repensar algumas coisas, estou admirando professores da EJA, que acredito que fazem milagre na sala de aula. Tornando possível que seus alunos concluam seus estudos, e se sintam capazes de concluir essa fase.  

segunda-feira, 21 de maio de 2018

BRASIL: UM PAÍS DE TODOS ?

 
 
 
Após ler o texto de HARA, Regina. Alfabetização de adultos: ainda um desafio. Reflito a realidade do Brasil de hoje, que ainda não aprendeu a valorizar, cuidar e proteger a população mais carente, necessitada e pobre.
E eu pergunto: O BRASIL É UM PAÍS DE TODOS?
Infelizmente creio que não, o Brasil rico de belezas naturais, dentre outras riquezas, porém pobre de espírito, pois ainda temos pessoas egoístas, hipócritas e mentirosas que nos representam.
Como já ouvi falar a um tempo atrás e continuo acreditando nisso: O governo quer um povo alienado, sem perspectiva de futuro! Infelizmente creio que seja verdade. De que adianta para o governo um povo, estudado e bem informado, que busca seus direitos.
Num país como o Brasil, como se explica o alto índice de pessoas adultas analfabetas.
Após ler o texto e assistir aos vídeos, percebo que ainda temos muito que evoluir. Por vários motivos existe a desistência dos estudos, mas o fracasso escolar não existe somente por culpa do aluno, a escola tem parte disso e o governo.
 
 
''TODOS TEMOS QUE SABER LER E ESCREVER, TODOS TEMOS QUE LER O MUNDO, É UM ATO COLETIVO SOLIDÁRIO E NÃO SOLITÁRIO. ENTÃO NÓS TEMOS QUE ASSOCIAR A ALFABETIZAÇÃO, A EDUCAÇÃO COM A LIBERTAÇÃO HUMANA, COM O SONHO DE LIBERTAÇÃO HUMANA. ESSE É O CARÁTER POLÍTICO DA OBRA, DO MÉTODO E DO SONHO DE PAULO FREIRE:
- REINCANTAR AS PESSOAS PARA QUE ELAS ACREDITEM NA POSSIBILIDADE DE CONSTRUIR UM MUNDO DIFERENTE DAQUELES QUE ELES RECEBERAM.''
 
GADOTTI, MOACIR
 
A fala de Gadotti, refere bem a reflexão do assunto, pois o adulto e todos nós temos o direito da leitura de mundo. As pessoas devem ser encantadas a recomeçar.
O professor faz parte desse desafio, e tem papel fundamental, para que a desistência não prevaleça.