Após ler o texto de HARA, Regina. Alfabetização de adultos: ainda um desafio. Reflito a realidade do Brasil de hoje, que ainda não aprendeu a valorizar, cuidar e proteger a população mais carente, necessitada e pobre.
E eu pergunto: O BRASIL É UM PAÍS DE TODOS?
Infelizmente creio que não, o Brasil rico de belezas naturais, dentre outras riquezas, porém pobre de espírito, pois ainda temos pessoas egoístas, hipócritas e mentirosas que nos representam.
Como já ouvi falar a um tempo atrás e continuo acreditando nisso: O governo quer um povo alienado, sem perspectiva de futuro! Infelizmente creio que seja verdade. De que adianta para o governo um povo, estudado e bem informado, que busca seus direitos.
Num país como o Brasil, como se explica o alto índice de pessoas adultas analfabetas.
Após ler o texto e assistir aos vídeos, percebo que ainda temos muito que evoluir. Por vários motivos existe a desistência dos estudos, mas o fracasso escolar não existe somente por culpa do aluno, a escola tem parte disso e o governo.
''TODOS TEMOS QUE SABER LER E ESCREVER, TODOS TEMOS QUE LER O MUNDO, É UM ATO COLETIVO SOLIDÁRIO E NÃO SOLITÁRIO. ENTÃO NÓS TEMOS QUE ASSOCIAR A ALFABETIZAÇÃO, A EDUCAÇÃO COM A LIBERTAÇÃO HUMANA, COM O SONHO DE LIBERTAÇÃO HUMANA. ESSE É O CARÁTER POLÍTICO DA OBRA, DO MÉTODO E DO SONHO DE PAULO FREIRE:
- REINCANTAR AS PESSOAS PARA QUE ELAS ACREDITEM NA POSSIBILIDADE DE CONSTRUIR UM MUNDO DIFERENTE DAQUELES QUE ELES RECEBERAM.''
GADOTTI, MOACIR
A fala de Gadotti, refere bem a reflexão do assunto, pois o adulto e todos nós temos o direito da leitura de mundo. As pessoas devem ser encantadas a recomeçar.
O professor faz parte desse desafio, e tem papel fundamental, para que a desistência não prevaleça.