terça-feira, 11 de julho de 2017

Projetos de Aprendizagem: Relatório Final / Meta 5


Projeto de Aprendizagem:  ‘’Coelhos’’

ESCOLA EMEI STAN

RELATÓRIO FINAL:

O Relatório dos Projetos de Aprendizagem tem como objetivo desenvolver análises e reflexões sobre cada etapa desenvolvida no PA, com base no Plano de Ação, usando o Referencial Teórico indicado na disciplina Projeto Pedagógico em Ação.

Desde o início da disciplina Projeto Pedagógico em Ação sabíamos que seria um grande desafio a construção da atividade como equipe e principalmente dos Projetos de Aprendizagens nas nossas escolas. Consideramos que as principais vantagens da aprendizagem propiciada pelos projetos de aprendizagens em relação às abordagens tradicionais de projetos foram: o PA nos ajudou na construção do conhecimento por ter sido realizado aos poucos, pois obedeceu a um ritmo, partindo da curiosidade do educando, favorecendo especialmente a aprendizagem através da cooperação, com as trocas recíprocas e respeito mútuo.

Um dos principais objetivos do projeto de aprendizagem é o processo de conhecimento que ocorre durante o prazo que o mesmo acontece, pois trata-se de um processo continuo de desenvolvimento, capacidade de pensar, relação e questionamentos, é por meio desse processo que ocorre as dúvidas e certezas com relação ao tema escolhido.

Com base na importância de ser um professor mediador, e a importância de uma boa atuação, para o desenvolvimento de um projeto de aprendizagem, buscou-se facilidade de relacionamento e flexibilidade para adequar o PA a rotina da escola, além de escolher a turma e ter a autorização da professora titular da mesma para que o PA se tornasse real.

Um dos desafios iniciais que passei foi intercalar o PA com as propostas pedagógicas da escola, solicitando assim o apoio da equipe pedagógica.

A experiência de trabalhar com o projeto de aprendizagem foi enriquecedora, porem árdua e cansativa, pois a cada fase do mesmo surgia novos desafios, que fazia com que sempre analisasse que objetivo eu estava realizando e se meus alunos estavam aprendendo com prazer. O processo de continuidade do PA, foi muito lento, pois tive que adapta-lo a rotina da escola, e estava com a turma somente nas sextas-feiras a tarde, portanto a caminhada da pergunta em questão até a execução das fases e mapa conceitual foi lenta. Apliquei o PA em um maternal II, da minha escola que é toda parcial, e eu particularmente não possuo turma fixa, pois cubro as horas atividades das professoras titulares, por isso os poucos encontros semanais com a turma em questão. Outra questão, é que em duas semanas seguidas tivemos em nosso município feriados nas sextas-feiras, e na semana seguinte houve a paralização, ou seja, fiquei quase um mês sem ver a turma, por isso o receio pela caminhada lenta do PA.

Destaco que essa disciplina foi desafiadora, pois conhecíamos apenas na teoria um projeto de aprendizagem, até então no decorrer do curso, havíamos planejado, porém não aplicado em sala de aula. Outro ponto importante é a questão da interação e socialização, pois o projeto de aprendizagem ocorre durante pesquisa, conversa e busca pelo conhecimento. Segundo Jean Piaget:

"A inteligência humana somente se desenvolve no indivíduo em função de interações sociais que são, em geral, demasiadamente negligenciadas."

A realização do projeto de aprendizagem nos submete a ricas aprendizagens, pois é por meio dele que lidamos com dificuldades, e situações que nos deparamos para evoluir como profissionais. Em cada meta do projeto de aprendizagem foi um desafio, na meta 1 por exemplo, foi desafiador em relação a escolher a turma, e partir para a conversa e discussão para escolhermos um assunto para a grande pesquisa, logo na meta 2 fomos colhendo as perguntas em questão para partirmos para o nosso PA. A turma foi muito receptiva e sempre muito dispostos a essa jornada diferente de aprendizagens. Após colher as perguntas em questão e escolhermos o tem para pesquisa, A próxima meta foi a 3, e a turma participou coletivamente para a construção do mapa conceitual, a mesma por ser maternal II, com crianças de escola de educação infantil, são crianças pequenas, portanto optei desde o início do PA, por atividades em grupos e coletivas. A construção do PA no mapa conceitual foi muito positiva e produtiva. Nas próximas etapas, foi necessária muita concentração da professora para o fechamento do PA.

Aprendi após a experiência do projeto de aprendizagem que é possível esse método de trabalho em sala de aula, inclusive com crianças que não são alfabetizadas, que é o caso da educação infantil. Compreendi que é possível realizar esse trabalho, por mais complicado que pareça, e que é necessário sim o aluno aprender com prazer. O aluno deve ser valorizado e suas dúvidas devem ser inseridas em sala de aula.

 

 

REFERÊNCIAS:

- FAGUNDES, Léa da Cruz. Projeto de Aprendizagem - A cultura do Projeto 2008.

- MODEL, Débora Scheffer. Projeto de Aprendizagem – Uma nova Concepção do conceito de projeto 2010.

- PIAGET, Jean – A Fundamentação Teórica – www.projetoeducar.com.br

 

 

Plano de Ação / Meta 4


Quadro Referencial sobre o Plano de Ação: PA desenvolvido ‘’Coelhos’’

Escola:  Emei Stan / Torres RS

Meta 1 - Questões de Pesquisa

OBJETIVOS: Levantar os temas de interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver um Projeto de Aprendizagem 

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 31/03 a 05/05

BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META: Após explicar para a turma sobre o funcionamento de um PA, o que causou "estranhamento" já que não esperavam uma proposta de pedagogia por projetos, propus atividade de registro do que gostariam de saber, mas nunca tiveram oportunidade antes, para disparar a formulação de temas de interesse e questões de pesquisa. As perguntas foram registradas. Os temas foram discutidos e, de forma colaborativa, escolhemos as questões de pesquisa.

Questões:

- O que é ginastica?

- Para que serva a matemática?

- Como vivem os coelhos?

ATIVIDADES REALIZADAS:  - Conversa informal e descontraída com a turma, explicando sobre o desenvolvimento de um PA

  - Troca de opiniões e delimitação das questões de pesquisa do PA

  - Analise das respostas dadas e registro

  - Agrupamento das respostas por aproximação de temas.

 Meta 2 - Dúvidas e Certezas

OBJETIVOS: Elaborar um Inventário de Conhecimentos, contendo dúvidas a serem esclarecidas e certezas a serem validadas, mediante atividades de pesquisa e aprofundamento.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 05/05 a 02/06

BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META:  Após o agrupamento dos alunos, a turma juntamente com a professora analisou as questões colocadas em pauta na meta anterior. Após essa conversa realizada em grupos. A turma decidiu o Tema em questão: Coelhos! Escolhida a questão, a turma organizou com a professora, certezas provisórias (seu conhecimento prévio sem consulta de fontes) e suas dúvidas temporárias (o que falta saber), ou seja, assim ocorreu a tomada de consciência do que ansiavam conhecer.

ATIVIDADES REALIZADAS:    - Conversa descontraída com a turma, sobre o tema em questão, para o desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem.

  - Visita na sala de aula do coelho, criado em casa por uma amiga da escola.

  - Conversa sobre hábitos do coelho e sua rotina.

  - Contação da história ‘’Coelhos’’, e observação do painel sobre coelhos.

  - Registros de fotos.

Meta 3 – Mapa Conceitual

OBJETIVOS: Construir, com os/as alunos/as um Mapa Conceitual sobre um dos temas trabalhados no PA, ensinando-as a sintetizar e relacionar aprendizagens.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 02/06 a 09/06

BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META: Após a Meta 2, foram produzidos os Mapas conceituais através de explicações. Os participaram coletivamente da construção do mapa conceitual.  Foi uma estratégia de ensino eficaz, utilizada como forma de observar como é que os alunos estruturam seus conhecimentos e foi constatado que passam a conhecer mais sobre o tema em estudo, havendo um aumento significativo em suas aprendizagens.

ATIVIDADES REALIZADAS:    - Atividade coletiva e em grupo: conversa com a turma sobre construir um “caminho”, um Mapa Conceitual daquilo que aprenderam nos projetos

 - Pintar um desenho de um coelho impresso

 - Colaborar coletivamente da construção do mapa conceitual, através de um painel.

Meta 4 – Plano de Ação

OBJETIVOS: Elaborar o Plano de Ação retomando todas as etapas/metas já desenvolvidas e as atividades por desenvolver, a fim de integralizar o planejamento e a execução do PA em um único documento.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 09/06 a 30/06

BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META: A confecção do Plano de Ação permitiu a retomada de todas as etapas do Projeto de Aprendizagem desenvolvidas no Maternal IIB da escola EMEI STAN do Município de Torres/RS. E proporcionou uma ideia globalizada dos objetivos, tempos, espaços, procedimentos didáticos e metodologias utilizadas nos PA’s.

ATIVIDADES REALIZADAS:   - Conversa informal e descontraída com a turma, explicando sobre o desenvolvimento de um PA

  - Troca de opiniões e delimitação das questões de pesquisa do PA

  - Analise das respostas dadas e registro

    - Visita na sala de aula do coelho, criado em casa por uma amiga da escola.

  - Conversa sobre hábitos do coelho e sua rotina.

  - Contação da história ‘’Coelhos’’, e observação do painel sobre coelhos.

  - Registros de fotos.

 -  Dinâmica ‘’A procura do coelho’’, no pátio da escola.

Meta 5 - Relatório     

OBJETIVOS: Desenvolver, com base no Plano de Ação, análises e reflexões sobre cada etapa desenvolvida no PA, usando o Referencial Teórico indicado na interdisciplina.

ATIVIDADES REALIZADAS:  Será solicitado na 14ª e 15ª semanas.

 

 

 

 

 

domingo, 9 de julho de 2017

Avaliação na educação infantil

 
 
 
Sabe-se da importância na avaliação do processo de desenvolvimento na educação infantil.
Porem a mesma é realizada de forma diferente, pois não é aoenas por trabalhos e não se tem provas, a avaliação é feita de um modo especial, por meio de muita observação, reflexão e registros. A professora deve ter esse ''olhar'' diferente.
 
 
A professora de um modo todo especial deve observar o que seu aluno faz com facilidade, ou no que tem dificuldades, no que seu aluno tem interesse. Como esta o esquema corporal, motricidade fina e ampla, questão motora, física, linguística e afetiva.
O professor não deve apenas ser exigente e avaliar o aluno após a atividade, o mesmo deve observar o desenvolvimento da atividade, como seu aluno fez, como reagiu, e como finalizou. Todo momento é oportuno para analise e reflexão. E por mais simples que seja a atividade e proposta o aluno esta em constante aprendizagem.
 
 


Reflexões meta 1, 2, e 3 PA: ''COELHOS''


Projeto Pedagógico em Ação/PA: ‘’COELHOS’’

 

META 1:

Trabalho na EMEI STAN de Torres. Como cubro as horas atividades, ficaria até fácil de escolher a turma para fazer o PA. Porém fico em Berçários I e II e Maternal I e II. A turma que optei por aplicar o PA, foi Maternal II B, na qual eu fico na sexta-feira à tarde, pois todas as turmas da escola são parciais.

No dia 31/03 estive com a turma M II B, então com a autorização da professora comecei o PA. No primeiro momento busquei uma afinidade com a turma, para iniciar uma conversa bem agradável. Como fico apenas uma vez na semana com a turma, acredito que seja importante que conheça os mesmos, para que haja confiança.

Então iniciei a conversa, perguntando o que eles gostam de fazer na escola, o que fazem em casa, do que brincam, para que houvesse um momento prazeroso.

Surgiram então vários assuntos como: ginástica, matemática e o mais interessante como vivem os coelhos?

Como naquela semana estava sendo trabalhado a Páscoa, a maioria sentiu essa dúvida, como vivem os coelhos? O que eles comem? E foi bem interessante a conversa.

O momento foi oportuno para adquirir novas aprendizagens, a turma que escolhi estava muito disposta a proposta, e estão sempre felizes com novidades.

Acredito que o ‘’novo’’ sempre assusta, pois o Projeto de Aprendizagem nós tínhamos realizado apenas aprender como funciona um PA, nesse semestre já foi diferente pois deveríamos iniciar desde a primeiro momento com a turma, buscando entender suas dúvidas e assuntos que mais gostariam de conhecer. Apesar de estar preocupada por realizar o novo, estava também muito feliz e satisfeita pela turma que escolhi. Creio que o desenvolvimento apesar de lento ‘’caminhou’’ aos poucos, para um resultado de muitas aprendizagem e troca de conhecimento.

O projeto deve ser considerado como um recurso, uma ajuda, uma metodologia de trabalho destinada a dar vida ao conteúdo tornando a escola mais atraente. Significa acabar com o monopólio do professor tradicional que decide e define ele mesmo o conteúdo e as tarefas a serem desenvolvidas, valorizando o que os alunos já sabem ou respeitando o que desejam aprender naquele momento.

Segundo Abreu:

“Um projeto gera situações problemáticas, ao mesmo tempo, reais e diversificadas. Possibilita, assim, que os educandos, ao decidirem, opinarem, debaterem, construam sua autonomia e seu compromisso com o social”.

O PA realmente abre possibilidades para novos conhecimentos e aprendizagens.

 

REFERÊNCIA:

- REIS, Fernanda de Souza. A pedagogia de Projeto no Processo Ensino Aprendizagem na educação infantil. Abril de 2017

-ABREU, Iane Margareth. A Pedagogia de Projetos: O Novo olhar na Aprendizagem.

 

Projeto Pedagógico em Ação/PA: ‘’COELHOS’’

 

 

META 2:

 

O desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem “Coelhos” está cada dia mais gratificante e encantador, depois de algumas etapas, como por exemplo escolher a turma para aplicar o PA, conversar, dialogar, selecionar as problemáticas, surgiram as dúvidas e certezas, sobre o tema escolhido. Está sendo muito interessante observar o desenvolvimento das crianças, com relação ao assunto. Aos poucos estamos desenvolvendo um belo trabalho, com um andamento um pouco lento, porém está sendo realizado com muita participação coletiva e socialização.  A cada aula realizada estamos tirando novas dúvidas, observando detalhes do projeto, e colhendo novas aprendizagens. Acredito que esse projeto poderá ter andamento pela professora regente da turma, talvez com outros focos, como por exemplo meio ambiente, água, animais em geral.

Após alguns dias de conversa, surgiram as dúvidas e certezas, e foi muito interessante ver as crianças empolgadas com as aprendizagens já adquiridas. As crianças sempre estavam dispostas a artiipar de cada momento sobre o PA. São muito inteligentes e adoram novidades.

Segundo Fagundes:

"Um projeto para aprender vai ser gerado pelos conflitos, pelas perturbações nesse sistema de significações, que constituem o conhecimento particular do aprendiz".

A partir da ideia de que um projeto é desevolvido atraves de duvidas e conflitos, é satisfatorio ver o processo de aprendizagem acontencendo. O projeto esta em um processo lindo de conhecimento e esta sendo recompensador ver as crianças aprendendo.

 

 

REFERÊNCIA:

 

- FAGUNDES, lea. Aprendizes do Futuro.

 

 

Projeto Pedagógico em Ação/PA: ‘’COELHOS’’

 

META 3:

 

 

Acredito que na meta 3 já estamos mais maduras com ideias para o desenvolvimento e encerramento do PA.

 No meu caso em particular estou aplicando o PA, no maternal IIB, ‘’Coelhos’’, e o desenvolvimento está muito bom, sinto que as crianças a cada dia de aula estão animados com as aprendizagens adquiridas, conforme as aulas fazia o possível para acrescentar em todas as aulas o lúdico, pois este é o método mais eficaz e o mesmo que a professora titular da turma utiliza.

 Conto com o auxílio da monitora da turma, que me ajuda muito nas aulas. Após alguns encontros com a turma, e muitas aprendizagens, então partimos para a construção do Mapa Conceitual, e foi muito interessante, fiz um painel e juntamente com as crianças elaborei o mapa. Todos ajudaram com ideias, e adoraram participar da construção do mapa. Construi um painel com papel pardo, os mesmos pintaram desenhos de coelhos, e depois fomos todos para o tapete para a construção do mapa. No mesmo painel colamos nossos coelhos, e logo após fizemos nosso Mapa conceitual.

O uso da curiosidade dos alunos nas aulas é fator que amplia as possibilidades de aprendizagem significativa, porque envolve os conhecimentos prévios. Um dos pontos mais positivos durante o desenvolvimento do PA, é que a turma é muito participativa. O mapeamento de conceitos foi um recurso desenvolvido para promover aprendizagem significativa.

 Do ponto de vista pedagógico e em perspectiva construtivista, de acordo com Ausubel, o fator mais importante que influencia a aprendizagem é o que o aluno já sabe. Os mapas de conceitos constituem um evidente recurso de aprendizagem ao expor, valorizar e explorar o que os alunos já sabem. Acredito que valorizei o que as crianças já sabiam, e tudo de novo que surgia, fazia com que se tornasse especial para todos, pois cada um deles estavam aprendendo do seu jeito. E o importante é que sejam adquiridos aprendizagens e conhecimento de forma prazerosa. 

A turma é muito participativa e foi uma experiência muito interessante.

 

 

REFERÊNCIA:

 

- CASTILHOS, Júlio Cesar. O uso de mapas conceituais em Projetos de Aprendizagem.