domingo, 9 de julho de 2017

Reflexões meta 1, 2, e 3 PA: ''COELHOS''


Projeto Pedagógico em Ação/PA: ‘’COELHOS’’

 

META 1:

Trabalho na EMEI STAN de Torres. Como cubro as horas atividades, ficaria até fácil de escolher a turma para fazer o PA. Porém fico em Berçários I e II e Maternal I e II. A turma que optei por aplicar o PA, foi Maternal II B, na qual eu fico na sexta-feira à tarde, pois todas as turmas da escola são parciais.

No dia 31/03 estive com a turma M II B, então com a autorização da professora comecei o PA. No primeiro momento busquei uma afinidade com a turma, para iniciar uma conversa bem agradável. Como fico apenas uma vez na semana com a turma, acredito que seja importante que conheça os mesmos, para que haja confiança.

Então iniciei a conversa, perguntando o que eles gostam de fazer na escola, o que fazem em casa, do que brincam, para que houvesse um momento prazeroso.

Surgiram então vários assuntos como: ginástica, matemática e o mais interessante como vivem os coelhos?

Como naquela semana estava sendo trabalhado a Páscoa, a maioria sentiu essa dúvida, como vivem os coelhos? O que eles comem? E foi bem interessante a conversa.

O momento foi oportuno para adquirir novas aprendizagens, a turma que escolhi estava muito disposta a proposta, e estão sempre felizes com novidades.

Acredito que o ‘’novo’’ sempre assusta, pois o Projeto de Aprendizagem nós tínhamos realizado apenas aprender como funciona um PA, nesse semestre já foi diferente pois deveríamos iniciar desde a primeiro momento com a turma, buscando entender suas dúvidas e assuntos que mais gostariam de conhecer. Apesar de estar preocupada por realizar o novo, estava também muito feliz e satisfeita pela turma que escolhi. Creio que o desenvolvimento apesar de lento ‘’caminhou’’ aos poucos, para um resultado de muitas aprendizagem e troca de conhecimento.

O projeto deve ser considerado como um recurso, uma ajuda, uma metodologia de trabalho destinada a dar vida ao conteúdo tornando a escola mais atraente. Significa acabar com o monopólio do professor tradicional que decide e define ele mesmo o conteúdo e as tarefas a serem desenvolvidas, valorizando o que os alunos já sabem ou respeitando o que desejam aprender naquele momento.

Segundo Abreu:

“Um projeto gera situações problemáticas, ao mesmo tempo, reais e diversificadas. Possibilita, assim, que os educandos, ao decidirem, opinarem, debaterem, construam sua autonomia e seu compromisso com o social”.

O PA realmente abre possibilidades para novos conhecimentos e aprendizagens.

 

REFERÊNCIA:

- REIS, Fernanda de Souza. A pedagogia de Projeto no Processo Ensino Aprendizagem na educação infantil. Abril de 2017

-ABREU, Iane Margareth. A Pedagogia de Projetos: O Novo olhar na Aprendizagem.

 

Projeto Pedagógico em Ação/PA: ‘’COELHOS’’

 

 

META 2:

 

O desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem “Coelhos” está cada dia mais gratificante e encantador, depois de algumas etapas, como por exemplo escolher a turma para aplicar o PA, conversar, dialogar, selecionar as problemáticas, surgiram as dúvidas e certezas, sobre o tema escolhido. Está sendo muito interessante observar o desenvolvimento das crianças, com relação ao assunto. Aos poucos estamos desenvolvendo um belo trabalho, com um andamento um pouco lento, porém está sendo realizado com muita participação coletiva e socialização.  A cada aula realizada estamos tirando novas dúvidas, observando detalhes do projeto, e colhendo novas aprendizagens. Acredito que esse projeto poderá ter andamento pela professora regente da turma, talvez com outros focos, como por exemplo meio ambiente, água, animais em geral.

Após alguns dias de conversa, surgiram as dúvidas e certezas, e foi muito interessante ver as crianças empolgadas com as aprendizagens já adquiridas. As crianças sempre estavam dispostas a artiipar de cada momento sobre o PA. São muito inteligentes e adoram novidades.

Segundo Fagundes:

"Um projeto para aprender vai ser gerado pelos conflitos, pelas perturbações nesse sistema de significações, que constituem o conhecimento particular do aprendiz".

A partir da ideia de que um projeto é desevolvido atraves de duvidas e conflitos, é satisfatorio ver o processo de aprendizagem acontencendo. O projeto esta em um processo lindo de conhecimento e esta sendo recompensador ver as crianças aprendendo.

 

 

REFERÊNCIA:

 

- FAGUNDES, lea. Aprendizes do Futuro.

 

 

Projeto Pedagógico em Ação/PA: ‘’COELHOS’’

 

META 3:

 

 

Acredito que na meta 3 já estamos mais maduras com ideias para o desenvolvimento e encerramento do PA.

 No meu caso em particular estou aplicando o PA, no maternal IIB, ‘’Coelhos’’, e o desenvolvimento está muito bom, sinto que as crianças a cada dia de aula estão animados com as aprendizagens adquiridas, conforme as aulas fazia o possível para acrescentar em todas as aulas o lúdico, pois este é o método mais eficaz e o mesmo que a professora titular da turma utiliza.

 Conto com o auxílio da monitora da turma, que me ajuda muito nas aulas. Após alguns encontros com a turma, e muitas aprendizagens, então partimos para a construção do Mapa Conceitual, e foi muito interessante, fiz um painel e juntamente com as crianças elaborei o mapa. Todos ajudaram com ideias, e adoraram participar da construção do mapa. Construi um painel com papel pardo, os mesmos pintaram desenhos de coelhos, e depois fomos todos para o tapete para a construção do mapa. No mesmo painel colamos nossos coelhos, e logo após fizemos nosso Mapa conceitual.

O uso da curiosidade dos alunos nas aulas é fator que amplia as possibilidades de aprendizagem significativa, porque envolve os conhecimentos prévios. Um dos pontos mais positivos durante o desenvolvimento do PA, é que a turma é muito participativa. O mapeamento de conceitos foi um recurso desenvolvido para promover aprendizagem significativa.

 Do ponto de vista pedagógico e em perspectiva construtivista, de acordo com Ausubel, o fator mais importante que influencia a aprendizagem é o que o aluno já sabe. Os mapas de conceitos constituem um evidente recurso de aprendizagem ao expor, valorizar e explorar o que os alunos já sabem. Acredito que valorizei o que as crianças já sabiam, e tudo de novo que surgia, fazia com que se tornasse especial para todos, pois cada um deles estavam aprendendo do seu jeito. E o importante é que sejam adquiridos aprendizagens e conhecimento de forma prazerosa. 

A turma é muito participativa e foi uma experiência muito interessante.

 

 

REFERÊNCIA:

 

- CASTILHOS, Júlio Cesar. O uso de mapas conceituais em Projetos de Aprendizagem.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário