terça-feira, 11 de julho de 2017

Projetos de Aprendizagem: Relatório Final / Meta 5


Projeto de Aprendizagem:  ‘’Coelhos’’

ESCOLA EMEI STAN

RELATÓRIO FINAL:

O Relatório dos Projetos de Aprendizagem tem como objetivo desenvolver análises e reflexões sobre cada etapa desenvolvida no PA, com base no Plano de Ação, usando o Referencial Teórico indicado na disciplina Projeto Pedagógico em Ação.

Desde o início da disciplina Projeto Pedagógico em Ação sabíamos que seria um grande desafio a construção da atividade como equipe e principalmente dos Projetos de Aprendizagens nas nossas escolas. Consideramos que as principais vantagens da aprendizagem propiciada pelos projetos de aprendizagens em relação às abordagens tradicionais de projetos foram: o PA nos ajudou na construção do conhecimento por ter sido realizado aos poucos, pois obedeceu a um ritmo, partindo da curiosidade do educando, favorecendo especialmente a aprendizagem através da cooperação, com as trocas recíprocas e respeito mútuo.

Um dos principais objetivos do projeto de aprendizagem é o processo de conhecimento que ocorre durante o prazo que o mesmo acontece, pois trata-se de um processo continuo de desenvolvimento, capacidade de pensar, relação e questionamentos, é por meio desse processo que ocorre as dúvidas e certezas com relação ao tema escolhido.

Com base na importância de ser um professor mediador, e a importância de uma boa atuação, para o desenvolvimento de um projeto de aprendizagem, buscou-se facilidade de relacionamento e flexibilidade para adequar o PA a rotina da escola, além de escolher a turma e ter a autorização da professora titular da mesma para que o PA se tornasse real.

Um dos desafios iniciais que passei foi intercalar o PA com as propostas pedagógicas da escola, solicitando assim o apoio da equipe pedagógica.

A experiência de trabalhar com o projeto de aprendizagem foi enriquecedora, porem árdua e cansativa, pois a cada fase do mesmo surgia novos desafios, que fazia com que sempre analisasse que objetivo eu estava realizando e se meus alunos estavam aprendendo com prazer. O processo de continuidade do PA, foi muito lento, pois tive que adapta-lo a rotina da escola, e estava com a turma somente nas sextas-feiras a tarde, portanto a caminhada da pergunta em questão até a execução das fases e mapa conceitual foi lenta. Apliquei o PA em um maternal II, da minha escola que é toda parcial, e eu particularmente não possuo turma fixa, pois cubro as horas atividades das professoras titulares, por isso os poucos encontros semanais com a turma em questão. Outra questão, é que em duas semanas seguidas tivemos em nosso município feriados nas sextas-feiras, e na semana seguinte houve a paralização, ou seja, fiquei quase um mês sem ver a turma, por isso o receio pela caminhada lenta do PA.

Destaco que essa disciplina foi desafiadora, pois conhecíamos apenas na teoria um projeto de aprendizagem, até então no decorrer do curso, havíamos planejado, porém não aplicado em sala de aula. Outro ponto importante é a questão da interação e socialização, pois o projeto de aprendizagem ocorre durante pesquisa, conversa e busca pelo conhecimento. Segundo Jean Piaget:

"A inteligência humana somente se desenvolve no indivíduo em função de interações sociais que são, em geral, demasiadamente negligenciadas."

A realização do projeto de aprendizagem nos submete a ricas aprendizagens, pois é por meio dele que lidamos com dificuldades, e situações que nos deparamos para evoluir como profissionais. Em cada meta do projeto de aprendizagem foi um desafio, na meta 1 por exemplo, foi desafiador em relação a escolher a turma, e partir para a conversa e discussão para escolhermos um assunto para a grande pesquisa, logo na meta 2 fomos colhendo as perguntas em questão para partirmos para o nosso PA. A turma foi muito receptiva e sempre muito dispostos a essa jornada diferente de aprendizagens. Após colher as perguntas em questão e escolhermos o tem para pesquisa, A próxima meta foi a 3, e a turma participou coletivamente para a construção do mapa conceitual, a mesma por ser maternal II, com crianças de escola de educação infantil, são crianças pequenas, portanto optei desde o início do PA, por atividades em grupos e coletivas. A construção do PA no mapa conceitual foi muito positiva e produtiva. Nas próximas etapas, foi necessária muita concentração da professora para o fechamento do PA.

Aprendi após a experiência do projeto de aprendizagem que é possível esse método de trabalho em sala de aula, inclusive com crianças que não são alfabetizadas, que é o caso da educação infantil. Compreendi que é possível realizar esse trabalho, por mais complicado que pareça, e que é necessário sim o aluno aprender com prazer. O aluno deve ser valorizado e suas dúvidas devem ser inseridas em sala de aula.

 

 

REFERÊNCIAS:

- FAGUNDES, Léa da Cruz. Projeto de Aprendizagem - A cultura do Projeto 2008.

- MODEL, Débora Scheffer. Projeto de Aprendizagem – Uma nova Concepção do conceito de projeto 2010.

- PIAGET, Jean – A Fundamentação Teórica – www.projetoeducar.com.br

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário