terça-feira, 11 de julho de 2017

Plano de Ação / Meta 4


Quadro Referencial sobre o Plano de Ação: PA desenvolvido ‘’Coelhos’’

Escola:  Emei Stan / Torres RS

Meta 1 - Questões de Pesquisa

OBJETIVOS: Levantar os temas de interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver um Projeto de Aprendizagem 

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 31/03 a 05/05

BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META: Após explicar para a turma sobre o funcionamento de um PA, o que causou "estranhamento" já que não esperavam uma proposta de pedagogia por projetos, propus atividade de registro do que gostariam de saber, mas nunca tiveram oportunidade antes, para disparar a formulação de temas de interesse e questões de pesquisa. As perguntas foram registradas. Os temas foram discutidos e, de forma colaborativa, escolhemos as questões de pesquisa.

Questões:

- O que é ginastica?

- Para que serva a matemática?

- Como vivem os coelhos?

ATIVIDADES REALIZADAS:  - Conversa informal e descontraída com a turma, explicando sobre o desenvolvimento de um PA

  - Troca de opiniões e delimitação das questões de pesquisa do PA

  - Analise das respostas dadas e registro

  - Agrupamento das respostas por aproximação de temas.

 Meta 2 - Dúvidas e Certezas

OBJETIVOS: Elaborar um Inventário de Conhecimentos, contendo dúvidas a serem esclarecidas e certezas a serem validadas, mediante atividades de pesquisa e aprofundamento.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 05/05 a 02/06

BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META:  Após o agrupamento dos alunos, a turma juntamente com a professora analisou as questões colocadas em pauta na meta anterior. Após essa conversa realizada em grupos. A turma decidiu o Tema em questão: Coelhos! Escolhida a questão, a turma organizou com a professora, certezas provisórias (seu conhecimento prévio sem consulta de fontes) e suas dúvidas temporárias (o que falta saber), ou seja, assim ocorreu a tomada de consciência do que ansiavam conhecer.

ATIVIDADES REALIZADAS:    - Conversa descontraída com a turma, sobre o tema em questão, para o desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem.

  - Visita na sala de aula do coelho, criado em casa por uma amiga da escola.

  - Conversa sobre hábitos do coelho e sua rotina.

  - Contação da história ‘’Coelhos’’, e observação do painel sobre coelhos.

  - Registros de fotos.

Meta 3 – Mapa Conceitual

OBJETIVOS: Construir, com os/as alunos/as um Mapa Conceitual sobre um dos temas trabalhados no PA, ensinando-as a sintetizar e relacionar aprendizagens.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 02/06 a 09/06

BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META: Após a Meta 2, foram produzidos os Mapas conceituais através de explicações. Os participaram coletivamente da construção do mapa conceitual.  Foi uma estratégia de ensino eficaz, utilizada como forma de observar como é que os alunos estruturam seus conhecimentos e foi constatado que passam a conhecer mais sobre o tema em estudo, havendo um aumento significativo em suas aprendizagens.

ATIVIDADES REALIZADAS:    - Atividade coletiva e em grupo: conversa com a turma sobre construir um “caminho”, um Mapa Conceitual daquilo que aprenderam nos projetos

 - Pintar um desenho de um coelho impresso

 - Colaborar coletivamente da construção do mapa conceitual, através de um painel.

Meta 4 – Plano de Ação

OBJETIVOS: Elaborar o Plano de Ação retomando todas as etapas/metas já desenvolvidas e as atividades por desenvolver, a fim de integralizar o planejamento e a execução do PA em um único documento.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 09/06 a 30/06

BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META: A confecção do Plano de Ação permitiu a retomada de todas as etapas do Projeto de Aprendizagem desenvolvidas no Maternal IIB da escola EMEI STAN do Município de Torres/RS. E proporcionou uma ideia globalizada dos objetivos, tempos, espaços, procedimentos didáticos e metodologias utilizadas nos PA’s.

ATIVIDADES REALIZADAS:   - Conversa informal e descontraída com a turma, explicando sobre o desenvolvimento de um PA

  - Troca de opiniões e delimitação das questões de pesquisa do PA

  - Analise das respostas dadas e registro

    - Visita na sala de aula do coelho, criado em casa por uma amiga da escola.

  - Conversa sobre hábitos do coelho e sua rotina.

  - Contação da história ‘’Coelhos’’, e observação do painel sobre coelhos.

  - Registros de fotos.

 -  Dinâmica ‘’A procura do coelho’’, no pátio da escola.

Meta 5 - Relatório     

OBJETIVOS: Desenvolver, com base no Plano de Ação, análises e reflexões sobre cada etapa desenvolvida no PA, usando o Referencial Teórico indicado na interdisciplina.

ATIVIDADES REALIZADAS:  Será solicitado na 14ª e 15ª semanas.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário