domingo, 11 de dezembro de 2016

Classificação

 
Para realizar a atividade sobre classificação, utilizei panfletos de mercado. Cortei as imagens de produtos de limpeza, guloseimas, pães, massas.
Coloquei em cima da mesa. E conversei com dois alunos da turma do Maternal II, de 3 a 4 anos.
Pedi que eles separassem da forma deles, como eles achavam que estava correto.
Arthur de 4 anos, no primeiro momento estava com receio. Talvez com medo de fazer da forma ''errada''. Mas aos poucos foi analisando as figuras e observando com atenção.
Filipe de 4 anos. Já foi mais rápido, logo separando as figuras e analisando.
Os dois separaram da forma mais prática, como: coisas de comer e coisas de não comer.
 
 
 
 
 
 
Foi bem interessante a proposta. E eles estavam dispostos a me ajudar.
 
 
 
 
 


PPP

 
Projeto Politico Pedagógico
 
 
Esse documento é de extrema importância para promover melhor qualidade nas práticas da escola.
 
A construção desse documento é ótima oportunidade par equipe da escola rever, o que esta bom, o que pode melhorar. A comunidade deve participar.
Na disciplina da professora Silvana, vamos estudar esse material. Eu acho muito interessante. Me lembro que na época do meu estágio do magistério, estudei, reli muitas vezes o PPP da escola em que estava. Para planejar de forma que contemplasse todos os aspectos da escola.
Este sem duvida é um material muito importante.
 
 


Vamos contar quantos tem ?

 A matemática continua sendo um enigma pra mim.
Mas aos poucos tento compreende-lá.
Como trabalho na educação infantil, tudo deve ser adaptado. Para brincar com as crianças e trabalhar a divisão. Fiz o seguinte: Abri uma caixa de biz. E disse que ia fazer uma brincadeira. Coloquei todos os chocolates na frente deles, e falei: - ''Vamos contar quantos tem ? ''
Então contamos juntos. Até o numero 10 todos contaram juntos. Dai eu disse, que tínhamos que contar em quantos eles estavam. Contaram junto comigo. Logo falei que ia distribuir os chocolates, um pra cada um. Depois, perguntei pra eles, quantos tinham sobrado. As crianças, atentas, falaram: -''Sobrou 2 Prof.'' E eu para entusiasmá-los, falei muito bem, Parabéns!
Ai tirei fotos, para registrar. E eles comeram o chocolate.
Foi uma prática simples, porém muito interessante.
Como são crianças de 2 a 3 anos, tudo é brincadeira e diversão, porém acredito que a matemática esta ligada a tudo. No momento em que pedimos para que eles guardem os brinquedos em seus devidos lugares, ou separamos por cor ou tamanho. Estamos realizando a matemática.

 
 
 
 
 
 
 
 

 

 



Lute como uma menina!



Publicado em 9 de novembro de 2016
Este documentário conta a história das meninas que participaram do movimento secundarista que ocupou escolas e foi as ruas para lutar contra um projeto de reorganização escolar imposto pelo governador de São Paulo, que previa o fechamento de quase cem escolas.
As meninas contam suas histórias enfrentando figuras de autoridade, desde a luta pela autogestão das escolas até a violência desenfreada da policia militar. Uma importante reflexão sobre o feminismo, o atual modelo educacional, e o poder popular.
 
Esse vídeo encontrei por indicação de uma das alunas que estava na nossa aula presencial, aluna na qual esta participando das ocupações nas escolas. Foi muito interessante a fala delas, tinha em torno de 4 meninas. As mesmas, nos colocaram a situação delas, opiniões e a realidade do momento, no qual a mídia não esta nos mostrando. Nos sugeriram que buscássemos respostas, que fossemos em busca de saber realmente os fatos verdadeiros. Nesse vídeo ''Lute como uma Menina1'', mostra as ocupações na escolas, um movimento que aos poucos foi ganhando força. O documentário é muito interessante. Digno de uma boa reflexão.

 
''Aqui não vem o aposentado que ganha um salário mínimo.''
''Aqui não vem aqueles que precisam de saúde do SUS.''
 
''Não é possível que nós, nesta sala, ganhando os salários que nós ganhamos, vamos votar contra os direitos do povo.''
Essas são algumas das falas da senadora Gleisi Hoffman, com relação a PEC 241.
Já tinha visto esse vídeo, mas achei melhor publicá-lo. É notável como deputados e senadores, zombam de nós, o povo que colocou eles lá dentro.
A fala da senadora me chamou muito a atenção. Ao menos ela fala que o povo que sofrerá as consequências, se quer tem o direto de votar a favor ou contra essa PEC.
É vergonhoso a politica no nosso País.
Se quer cortar gastos ''desnecessários'', então porque não planejar da forma certa, ou pelo menos tentar. Então porque não se faz uma pesquisa, em cada estado, conversando com as pessoas, não se toma decisões assim, sem consultar opiniões. O fato é que o governo quer sim, destruir o povo, apenas arrecadar e sugar o mesmo.
Imagine 20 anos sem investimento algum na educação e saúde.
Mas acredito que não corre nenhum projeto para diminuir os salários deles, os deputados.
O povo deve se unir, e nunca desistir de Lutar!
 
 
 
 


Lute sempre !

 
 
 
O fato é que o governo quer um povo alienado. De pessoas fracas por luta, e que aceitam informações manipuladas.
 

A cura dessa ''alienação'', é a pesquisa, a busca por informações verdadeiras. A acomodação é mais fácil, porém sabe-se que não é o indicado.
Na primeira aula com a professora Silvana, foi colocado isso, o que é ser informado, em que momento estamos aprendendo.
O que é a escola dos sonhos?
Acredito que com esse governo em que o nosso País esta sendo liderado, estamos no caminho mais difícil, longe da liberdade. Crescemos de um lado, o governo nos tira direitos do outro. Ai eu me pergunto, a alguns anos, como estará nossas escolas, como estará nós professores, seguidores de uma profissão tão complicada e cheia de desafios. Como estarão nossos alunos? 
 



Memória

 
 
 
 

 
A fotografia além de ser um recurso para memória, tornou-se um instrumento de comunicação.
Essas são algumas das fotos que tenho, são registros que me encantam, e que me trazem muitas recordações. Recordações de momentos maravilhosos. Cada foto nos traz lembranças diferentes.
A foto nos dias de hoje tornou-se de fácil acesso, assim a todo instante tem pessoas registrando momentos. Cada foto representa uma situação, uma sensação, um sentimento.
E é emocionante o quanto pode ser lindo ter um belo registro de momentos importantes.

domingo, 20 de novembro de 2016

Passeio de Campo

 
 





 
Segue registros de alguns dias da nossa rotina, sempre que possível saímos com as crianças, para uma saída de campo, pois na frente da nossa escola tem uma bela Lagoa. Chamada Lagoa do Violão. Então as crianças apreciam uma bela paisagem, interagem com a natureza e se divertem muito.
Acredito que essa seja uma interação importante, entre as próprias crianças num meio diferente, conhecendo o meio ao redor da escola, e associando valores com a natureza.
 


Experimentos

 


 
Realizei com as crianças do Maternal I, esse primeiro experimento, do saco com agua. Utilizando lápis, para aos poucos furar o saco sem que a agua caísse. Foi bem interessante, os alunos estavam ansiosos. Alguns comentaram: - '' Prof. Vai cair a agua toda.'' Muito bom ver as crianças empolgadas e atentas.
 
 



 


 
Esse foi o segundo experimento, o ''Flutua ou não Flutua'', utilizando uma bacia transparente com agua. Primeiro enfatizei aos alunos o que seria flutuar, a maioria já sabia. Logo, comecei a utilizar os objetos e aos poucos perguntando, ''E esse será que flutua, ou vai afundar na agua?'', foi bem interessante. As crianças gostaram bastante. Muito bom ver a expectativa deles com relação ao que ia acontecer.
 
 
 

Observando a Natureza

 
 
 
Neste dia em um pequeno passeio tivemos um encontro inusitado, um tartaruga. Isso porque em frente a nossa escola tem uma Lagoa, a chamada Lagoa do Violão. E as crianças adoraram encontra-la e ver de perto esse animalzinho.
Creio que desde já estamos interagindo e socializando com a natureza, assim as crianças desde pequenas aprender a respeitar a natureza. Foi um encontro bem emocionante.
 


domingo, 30 de outubro de 2016

Gaiolas ou Asas ?

 
 
 
Esta claro que todos pensamos de formas diferentes, temos ideias e objetivos. As escolas servem como um caminho para que seja construído essas ideias e princípios.  O professor é um mediador desse meio entre escola e sociedade.
Mas e a escola, deve ser uma gaiola ou escola de asas?
Acredito que para o governo é mais proveitoso se ter jovens e adultos alienados, portanto a escola é uma ótima ferramenta para se utilizar. De modo de que se transformam em gaiolas. Mas o ideal seria que as escolas fossem asas, assim o aluno cria próprias hipóteses e ideias. O aluno aprende a pensar e analisar. A escola deveria ensinar o arte do ''voo''. Cabe ao professor ''olhar'', de que forma cada aluno aprende, nem tudo deve ser ensinado do mesmo modo para todos. Sabe-se que não é uma tarefa fácil para o professor. Mas ensiná-los a voar não é impossível.
E o professor deve observar o modo que cada aluno aprende e vê.
Afinal nós educadores também estamos aprendendo a ''voar''.
 
 


sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Matemática?

 
 
 
Confesso que a matemática sempre me assustou, não me lembro de algum acontecimento especifico, e não lembro de já ter gostado da matemática em si. Talvez na época das séries iniciais, não fui muito incentivada.
Acredito que embora seja uma tarefa difícil, o professor deve sempre buscar motivar o aluno a gostar do conteúdo. A matemática pode ser uma das disciplinas mais difíceis a ser ensinada, por isso o aluno deve ser estimulado a aprender a mesma.
Tarefa difícil para o professor, porém não impossível.
 


''Olhar'' ou ''ver'' ?

 
 
 
 
Para alguns pode parecer estranho diferenciar duas palavras aparentemente iguais, porém sabe-se a diferença de ‘’ver’’ e ‘’olhar’’. Na minha opinião ver significa o ato visual, de simplesmente ver algo, ou alguma coisa, já o ‘’olhar’’, é diferente. Pois de várias formas pode-se olhar para as coisas, pessoas, acontecimentos. Acredito que em especial nós, educadores, temos com frequência esse ‘’olhar’’ diferenciado. Em momentos diferentes devemos olhar com ‘’outros olhos’’, para a vida, pois tudo é questão de aprendizagem.
 O ato de ver é simples, porém ver é grandioso, pode-se ‘’ver’’, um problema por exemplo, como mais uma ‘’pedra’’ no caminho, entretanto quem ‘’olha’’, observa os problemas como um desafio para melhorar, para ‘’crescer’’, e aprender. Afinal sempre se tem algo a mais para aprender.
‘’. As aparecias enganam...’’, nem sempre o que se está vendo é a realidade. Está aí a importância de se ‘’olhar’’, com esses olhos diferentes. As vezes só a maturidade nos ensina a ‘’olhar’’. Cabe a nós percebermos como esta nosso ‘’ver e olhar’’.


domingo, 16 de outubro de 2016

O que é ciências?

 
 
O que é ciências ?
 Ciências é a pesquisa cientifica, estudo de animais, humanas, e natureza.
 
Porque estudar ciências na escola?
É importante instigar o aluno a aprender, estudando o meio em que vive e adquirindo conhecimento.
 
 

 
 
 Neste dia juntamente com o professor José Francisco e Professora Tania, tivemos aula de Ciências. A aula foi bem interessante.
 
O professor José nos falou sobre o que é a ciências, referente ao estudo de algo especifico. Na foto o professor nos mostrou uma simples experiência, que exemplifica o quanto é importante o despertar do conhecimento.
Um saco plástico com agua. O professor furou o saco com dois lápis, porém o mesmo não rasgou, sendo assim não derramou a agua. Para alguns uma simples técnica, mas acredito que em sala de aula seja uma grande experiência., instigando assim o aprender das crianças.
Acredito que será muito interessante essa disciplina. 

Workshop de Avaliação Agosto de 2016

 
 

 
Para finalizar o semestre apresentação do workshop de avaliação agosto / 2016. Semestre de grandes possibilidades e aprendizagens. Embora a apresentação  me deixe um pouco nervosa, tento sempre fazer o melhor que posso. E me sinto muito feliz em estar nessa caminhada.
Próximo passo... 4 semestre!!


Sintese Reflexiva de aprendizagens Agosto/2016

 
 
 
 
 
Para encerrar o terceiro semestre novamente iniciamos a construção da síntese reflexiva das aprendizagens. É um momento de expectativas para que a escrita seja produtiva e a apresentação criativa. Depois de muita analise e reflexão, o trabalho começa a criar ''corpo'', e aos poucos tudo vai dando certo. Creio que  ainda tenho muito a aprender, e que com certeza a  cada semestre concluído novas aprendizagens adquiro.


segunda-feira, 20 de junho de 2016

QUEM MORA NA CASA TORTA?

 
Sabemos da importância da ludicidade e da música em sala de aula, dessa forma sempre que possível aproveito as oportunidades. Em uma ultima postagem falei sobre poemas cantados, pois as crianças gostam muito. E agora vou apresentar uma delas por meio de fotos.
 
A CASA
 
Quem mora na casa torta?
Sem janelinha e sem porta...
Um gato que usa sapato
e tem um retrato no quarto
Uma florzinha piquininha
de sainha curtinha
Um elefante com rabinho de barbante
Um papel de óculos e chapéu
Um botão que toca violão
Essa Não!
E um pente com dor de dente...
 



 
Nesse dia foram poucas crianças, mas mesmo assim decidi cantar com eles esse versinho. Alguns prestam muita atenção e fazem todos os gestos da música.
Todos são crianças bem espertas, adoram desafios novos. E a imaginação rola solta!!
 


domingo, 29 de maio de 2016

VERSOS CANTADOS

 
 

A CASA TORTA
 
Quem mora na casa torta?
Sem janelinha e sem porta
Um gato que usa sapato
e tem um retrato no quarto
Uma formiguinha piquininha
De sainha curtinha
Um elefante com rabinho de barbante
Um papel de óculos e chapéu
Um botão que toca violão
Essa não!
E um pente com dor de dente.
 
 
A TARTARUGA
 
Na beira do rio
Parei pra olhar
a feliz tartaruga
Que sabe nadar
Comeu um mosquito De um golpe assim... !!!
Subiu numa pedra e olhou pra mim
Carregando sua casa
Nas costas ajeitadinha
Entrou e saiu de novo
E foi dar uma voltinha

 
SEU COSTA
 
Olá seu Costa!
Amigo do peito
Você me detesta
Mas eu não me queixo
Vamos bater um papinho
La na esquina
da padaria
Se você tiver dor de cabeça dor de garganta
ou dor de barriga
Toma um chá de canela
Que a dor da no pé!
 

 

 
 
Essas são algumas das poesias que uma colega da escola canta com as crianças. É bem interessante e se torna muito divertido na sala de aula. Apesar da poesia parecer ser uma ferramenta sofisticada demais para a educação infantil, trata-se de um mundo encantado, e a criança conhece o inesperado e inusitado.
 


sexta-feira, 27 de maio de 2016

Semana Mundial do Brincar (PARTE III)

 
A semana do brincar trata-se de uma semana voltada para brincadeiras, no qual alerta a importância do brincar, juntamente com a comunidade.
 
Segue as ultimas fotos da EMEI SALINA- TORRES/RS  na SEMANA DO BRINCAR.
 
 






 




 
Nesse dia brincamos em um pequeno circuito, foi bem legal, com alguns obstáculos e as crianças foram vestidas com fantasias, muito divertido. Logo mais a tarde algumas mães foram participar de brincadeiras junto com as crianças, brincamos de roda cantada, e com balões.
 
''O BRINCAR ENCANTA O LUGAR''