domingo, 11 de dezembro de 2016

Classificação

 
Para realizar a atividade sobre classificação, utilizei panfletos de mercado. Cortei as imagens de produtos de limpeza, guloseimas, pães, massas.
Coloquei em cima da mesa. E conversei com dois alunos da turma do Maternal II, de 3 a 4 anos.
Pedi que eles separassem da forma deles, como eles achavam que estava correto.
Arthur de 4 anos, no primeiro momento estava com receio. Talvez com medo de fazer da forma ''errada''. Mas aos poucos foi analisando as figuras e observando com atenção.
Filipe de 4 anos. Já foi mais rápido, logo separando as figuras e analisando.
Os dois separaram da forma mais prática, como: coisas de comer e coisas de não comer.
 
 
 
 
 
 
Foi bem interessante a proposta. E eles estavam dispostos a me ajudar.
 
 
 
 
 


PPP

 
Projeto Politico Pedagógico
 
 
Esse documento é de extrema importância para promover melhor qualidade nas práticas da escola.
 
A construção desse documento é ótima oportunidade par equipe da escola rever, o que esta bom, o que pode melhorar. A comunidade deve participar.
Na disciplina da professora Silvana, vamos estudar esse material. Eu acho muito interessante. Me lembro que na época do meu estágio do magistério, estudei, reli muitas vezes o PPP da escola em que estava. Para planejar de forma que contemplasse todos os aspectos da escola.
Este sem duvida é um material muito importante.
 
 


Vamos contar quantos tem ?

 A matemática continua sendo um enigma pra mim.
Mas aos poucos tento compreende-lá.
Como trabalho na educação infantil, tudo deve ser adaptado. Para brincar com as crianças e trabalhar a divisão. Fiz o seguinte: Abri uma caixa de biz. E disse que ia fazer uma brincadeira. Coloquei todos os chocolates na frente deles, e falei: - ''Vamos contar quantos tem ? ''
Então contamos juntos. Até o numero 10 todos contaram juntos. Dai eu disse, que tínhamos que contar em quantos eles estavam. Contaram junto comigo. Logo falei que ia distribuir os chocolates, um pra cada um. Depois, perguntei pra eles, quantos tinham sobrado. As crianças, atentas, falaram: -''Sobrou 2 Prof.'' E eu para entusiasmá-los, falei muito bem, Parabéns!
Ai tirei fotos, para registrar. E eles comeram o chocolate.
Foi uma prática simples, porém muito interessante.
Como são crianças de 2 a 3 anos, tudo é brincadeira e diversão, porém acredito que a matemática esta ligada a tudo. No momento em que pedimos para que eles guardem os brinquedos em seus devidos lugares, ou separamos por cor ou tamanho. Estamos realizando a matemática.

 
 
 
 
 
 
 
 

 

 



Lute como uma menina!



Publicado em 9 de novembro de 2016
Este documentário conta a história das meninas que participaram do movimento secundarista que ocupou escolas e foi as ruas para lutar contra um projeto de reorganização escolar imposto pelo governador de São Paulo, que previa o fechamento de quase cem escolas.
As meninas contam suas histórias enfrentando figuras de autoridade, desde a luta pela autogestão das escolas até a violência desenfreada da policia militar. Uma importante reflexão sobre o feminismo, o atual modelo educacional, e o poder popular.
 
Esse vídeo encontrei por indicação de uma das alunas que estava na nossa aula presencial, aluna na qual esta participando das ocupações nas escolas. Foi muito interessante a fala delas, tinha em torno de 4 meninas. As mesmas, nos colocaram a situação delas, opiniões e a realidade do momento, no qual a mídia não esta nos mostrando. Nos sugeriram que buscássemos respostas, que fossemos em busca de saber realmente os fatos verdadeiros. Nesse vídeo ''Lute como uma Menina1'', mostra as ocupações na escolas, um movimento que aos poucos foi ganhando força. O documentário é muito interessante. Digno de uma boa reflexão.

 
''Aqui não vem o aposentado que ganha um salário mínimo.''
''Aqui não vem aqueles que precisam de saúde do SUS.''
 
''Não é possível que nós, nesta sala, ganhando os salários que nós ganhamos, vamos votar contra os direitos do povo.''
Essas são algumas das falas da senadora Gleisi Hoffman, com relação a PEC 241.
Já tinha visto esse vídeo, mas achei melhor publicá-lo. É notável como deputados e senadores, zombam de nós, o povo que colocou eles lá dentro.
A fala da senadora me chamou muito a atenção. Ao menos ela fala que o povo que sofrerá as consequências, se quer tem o direto de votar a favor ou contra essa PEC.
É vergonhoso a politica no nosso País.
Se quer cortar gastos ''desnecessários'', então porque não planejar da forma certa, ou pelo menos tentar. Então porque não se faz uma pesquisa, em cada estado, conversando com as pessoas, não se toma decisões assim, sem consultar opiniões. O fato é que o governo quer sim, destruir o povo, apenas arrecadar e sugar o mesmo.
Imagine 20 anos sem investimento algum na educação e saúde.
Mas acredito que não corre nenhum projeto para diminuir os salários deles, os deputados.
O povo deve se unir, e nunca desistir de Lutar!
 
 
 
 


Lute sempre !

 
 
 
O fato é que o governo quer um povo alienado. De pessoas fracas por luta, e que aceitam informações manipuladas.
 

A cura dessa ''alienação'', é a pesquisa, a busca por informações verdadeiras. A acomodação é mais fácil, porém sabe-se que não é o indicado.
Na primeira aula com a professora Silvana, foi colocado isso, o que é ser informado, em que momento estamos aprendendo.
O que é a escola dos sonhos?
Acredito que com esse governo em que o nosso País esta sendo liderado, estamos no caminho mais difícil, longe da liberdade. Crescemos de um lado, o governo nos tira direitos do outro. Ai eu me pergunto, a alguns anos, como estará nossas escolas, como estará nós professores, seguidores de uma profissão tão complicada e cheia de desafios. Como estarão nossos alunos? 
 



Memória

 
 
 
 

 
A fotografia além de ser um recurso para memória, tornou-se um instrumento de comunicação.
Essas são algumas das fotos que tenho, são registros que me encantam, e que me trazem muitas recordações. Recordações de momentos maravilhosos. Cada foto nos traz lembranças diferentes.
A foto nos dias de hoje tornou-se de fácil acesso, assim a todo instante tem pessoas registrando momentos. Cada foto representa uma situação, uma sensação, um sentimento.
E é emocionante o quanto pode ser lindo ter um belo registro de momentos importantes.